Coordenação do Direitos da Mulher realiza evento voltado para o mercado de trabalho

A ajudante de saladeira Ana Carolina Lima de Jesus, 28, está desempregada há dois anos e, nesta quinta-feira (30), acordou cedo para participar do evento Cariacica Mais Mulher: Oportunidades. As palestras foram realizadas pela Coordenação dos Direitos da Mulher (Codim) em parceria com a Agência do Trabalhador, Gerência de Igualdade Racial, Gerência de Direitos Humanos e a empresa Prepara Cursos. O objetivo é facilitar o acesso das mulheres ao mercado de trabalho.

De acordo com a assistente social da Codim, Bianca Gabriel Moura, o objetivo do evento é preparar as mulheres para o mercado de trabalho, sobretudo, as que são vítimas de violência doméstica. “A partir de relatórios do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), percebemos que um dos fatores que mais mantém as mulheres em situações de violência doméstica é a dependência financeira de seus agressores, por isso, pensamos nesse evento”, diz.

Durante o evento as participantes receberam informações sobre como se comportar em entrevistas de emprego, como se vestir e até o que falar. A ação foi divulgada nos oito Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e nas 23 Unidades de Saúde. O público compareceu em peso, o auditório do Centro Administrativo da Prefeitura ficou lotado.

Atentas, todas queriam esclarecer dúvidas e compartilhar experiências. A autônoma Thamara da Silva Gomes Tavares, 23, participou e aprovou a iniciativa. “Vim com o intuito de aprender. Já trabalho como autônoma, mas conhecimento nunca é demais. Quanto mais informação, melhor”, avalia.

Já Ana Carolina foi ao evento motivada pela vontade de novamente voltar ao mercado de trabalho. “O evento me ajudará no meu progresso. O meu currículo já está pronto e peguei bastante dicas de como se vestir”.

Para o gerente de Qualificação Profissional, Emprego e Renda, Joe Jeferson, o evento teve como missão empoderar mulheres. “Estamos empoderando essas mulheres para elas conseguirem uma condição social melhor. Uma das nossas funções na Agência é ser intermediador de mão- de-obra e hoje, nós somos o maior intermediador de mão-de-obra no Espírito Santo, isso é fruto de trabalho de longo prazo e hoje a gente está colhendo esses frutos, podendo ajudar nossos munícipes e as pessoas que nos procura”.

As mulheres que já empreendem e aquelas que pensam em empreender puderam se orientar com servidores do Instituto de Desenvolvimento de Cariacica (Idesc). Já aquelas que queriam saber como está a saúde e calcular o Índice de Massa Corporal (IMC) contaram com a ajuda de servidores da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semesp).

Servidores da Secretaria Municipal de Educação (Seme) também participaram para falar da importância da qualificação.