Oficinas motivacionais alegram Cras de Rio Marinho

Há várias técnicas de pintura em tecido, mas na Oficina de Pintura em Jeans oferecida no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Rio Marinho, os alunos aprendem não só técnicas artesanais como também ética, respeito e, principalmente, empatia. 


“Nosso intuito maior não é fazer com que os alunos ganhem renda, porque nós não damos diploma, são oficinas motivacionais”, afirma a coordenadora da unidade, Regiane dos Reis Santos.


As aulas acontecem às terças e quintas-feiras e têm 1h30 de duração. As oficinas acontecem durante o ano inteiro e cada mês é dedicado a uma aprendizagem, o mês de abril, por exemplo, foi direcionado à vagonite e junho será a vez do bordado. É entre tintas e pincéis que a dona de casa Neudeci Alves dos Santos, 64, se distrai, faz novos amigos e gasta o tempo que antes era ocioso com muita criatividade.


 “Eu ficava muito em casa, sozinha e aqui tenho amigas, converso, aprendo e isso tem me ajudado muito, às vezes, a gente passa por algum problema e aqui a gente entrete”, diz.


As oficinas são ofertadas à integrantes de famílias acompanhadas pelo Cras e, para se tornar uma dessas famílias, é preciso comparecer ao local de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, portando um documento de identidade e manifestar o desejo de ter a família acompanhada. O endereço é Rua Sete, s/n°, próximo a Unidade de Saúde.


Para quem tem filhos e não tem com quem deixá-los uma opção é leva-los para Serviço de Convivência do local. São atendidas crianças de 7 a 14 anos.


Além das oficinas o Cras Rio Marinho oferece Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Atendimento para Cadastro Único (CadÚnico) referente aos Programas Sociais: Benefício de Prestação Continuada (BPC) Idoso, BPC Deficiente, BPC Na Escola, Bolsa Família, oficinas, palestras, auxílio funeral, cesta básica emergencial entre outros.