Cariacica apresenta projeto da Guarda Municipal ao Ministério da Justiça e Segurança Pública

Cariacica é uma das cinco cidades do país a serem contempladas pelo Programa Nacional de Enfrentamento à Criminalidade Violenta (PNECV), ação do Ministério da Justiça em parceria com a Prefeitura e o Governo do Estado. No seminário de lançamento, realizado em Brasília, na última quarta-feira (15), o prefeito geraldo Luzia de Oliveira Junior, o Juninho, entregou ao Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Fernando Moro, o projeto de implantação da Guarda Municipal.

O projeto, que já estava em desenvolvimento pela administração municipal, aponta para que 100 guardas atuem inicialmente na cidade, auxiliando as forças policiais do estado nas políticas de segurança pública. A intenção é captar recursos por meio do PNECV, junto ao Governo Federal, que viabilizem a implantação com compras de veículos e equipamentos, entre outros.

O prefeito também apresentou ao secretário Nacional de Segurança pública, General Guilherme Theophilo, o projeto para ampliação e modernização do parque de videomonitoramento da cidade, prevendo um sistema inteligente de gestão dos dados, câmeras para cerco eletrônico e reconhecimento facial. Ambos os projetos agradaram a equipe do Ministério da Justiça e serão apreciados.

Quanto ao início da ação direta do governo, a previsão é que até dia 28 de maio seja finalizado o planejamento, enquanto a Força Nacional comece a atuar nas ruas, principalmente dos bairros identificados como áreas de interesse. O prefeito Juninho enxerga o programa como uma oportunidade de mudar a realidade da segurança pública na cidade.

"Com atuação do município e governo do estado, reforçados de uma política nacional efetiva, aliados à participação social, Cariacica tende a ser um exemplo exitoso para o Brasil com este projeto piloto. Já iniciamos uma participação efetiva, sendo os primeiros a entregar projetos para implantação da Guarda Municipal e de um sistema inteligente de monitoramento, além da troca de todo o parque de iluminação pública nos próximos meses. Além da presença ostensiva da Guarda Nacional, teremos investimentos em outras áreas como educação, cultura, infraestrutura e assistência social, para combater a violência de forma efetiva", prefeito Juninho.

Força-tarefa municipal

O PNECV será implantada como piloto em cinco cidades e está em construção com representantes de todas elas. A Prefeitura participa das discussões sobre o PNECV há cerca de dois meses, representada pelo vice-prefeito Nilton Basílio Teixeira e o servidor efetivo Neidimar Machado Serrano, pontos focais do município. Eles foram os interlocutores nas fases preliminares e acompanharão o planejamento, que deve ser finalizado até o dia 28 de maio. No encontro em Brasília, estiveram também representantes das polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária Federal, Bombeiros e da secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social.

Lista de cidades que fazem parte do Programa

Região Sudeste: Cariacica (ES)
Região Norte: Ananindeua (PA)
Região Nordeste: Paulista (PE)