Aluna da rede municipal fica em segundo lugar no estado em concurso de redação

Estudantes de todas as redes, tanto públicas como particulares, participaram do 48º Concurso Internacional de Redação de Cartas, promovido no Brasil pelos Correios. A aluna da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Manoel Mello Sobrinho, Lívia Purcino, ficou em segundo lugar na etapa estadual.

O tema da redação era ‘Super-herói’, e Lívia, que atualmente cursa o 9º ano, usou a criatividade e conquistou lugar no pódio. “Escolhi falar no meu texto sobre o empoderamento feminino, sobre a luta das mulheres para conquistar direitos básicos, como o do voto. Falei de todas as mulheres, como super-heroínas, que buscam conquistar seus direitos todos os dias”, explica.

Lívia, porém, não pensava em participar no início. O pontapé foi da professora de Língua Portuguesa, Ana Paula Gomes de Carvalho. “Insisti porque percebi que ela escrevia e argumentava bem, e orientei ela e os demais alunos que participaram sobre a carta argumentativa. O resultado é satisfatório e traz esperança para os alunos de escola pública, uma vez que disputamos com escolas particulares renomadas como Leonardo Da Vinci. Sem dúvida desperta novas expectativas e novos horizontes nessas crianças, e eles passam a acreditar que têm potencial e podem chegar aonde querem”, conta a professora.

Mais de 160 escolas no Espírito Santo concorreram. Somente o primeiro lugar foi para a disputa nacional, mas tanto Lívia como a escola ganharam prêmios em dinheiro dedicados a segunda colocação, além da medalha e do certificado.