Blogueiros e jornalistas de turismo prestigiam Carnaval de Congo de Máscaras

O Carnaval de Congo de Máscaras, realizado na última segunda-feira (29),  mal acabou e já deixou saudades, não só para os devotos congueiros de Nossa Senhora da Penha, mas também para o grupo de blogueiros e jornalistas especializados em turismo que participaram do evento para geração de mídia espontânea nas redes sociais. A iniciativa, inédita, de convidá-los partiu da Gerência de Fomento ao Turismo do município. 


"A intenção foi realizar uma ação com blogueiros e jornalistas do próprio Estado como forma de divulgar a cultura de Cariacica, em especial, o Carnaval de Congo de Máscaras, que é um evento único no Espírito Santo e no Brasil. Posteriormente, pretende-se convidar as agências de turismo receptivo e guias de turismo para um tour em Roda D’Água, para que possamos criar um Circuito do Congo e torná-lo um produto turístico e a ser comercializado pelas agências", explica a gerente de Fomento ao Turismo do Instituto de Desenvolvimento de Cariacica (IDESC), Maria Amália Queiroz Bello. 


O Carnaval de Congo de Máscaras é realizado e organizado pela Secretaria Municipal de Cultura (Semcult). A Gerência de Fomento ao Turismo teve o papel de articular ações para promover o primeiro Fampress (tour de familiarização para a imprensa conhecer  atrativos turísticos) com os blogueiros e jornalistas. De acordo com Maria Amália o feedback dos convidados foi imediato.


"Logo que finalizamos o tour três deles já haviam postado em suas redes sociais fotos, depoimentos e elogios ao evento e à Prefeitura de Cariacica", comemora. 


O jornalista João Zuccaratto, do site turismoria.com.br, prestigiou o evento pela primeira vez e ficou encantado. "Deveria ter vindo há mais tempo, sempre ouvi falar e agora tive a oportunidade de conhecer. Achei espetacular. Publico o meu material em vários jornais do Brasil e esse material tem dimensão para uma divulgação nacional", afirma. 


A também jornalista e blogueira, Elaine Dal Gobbo, nasceu em Cariacica e não esconde a felicidade em ver a cidade explorando seu potencial turístico. "Achei essa iniciativa muito boa, porque Cariacica têm coisas muito boas, mas muita gente desconhece. Foi um momento de fé muito bonito, forte, intenso e adaptado a cultura local, a missa foi toda com músicas tradicionais, mas em ritmo de congo. Acho muito lindo e importante a preservação da cultura que mistura várias etnias".


Cada profissional foi, carinhosamente, presenteado com um kit contendo folders turísticos e da economia solidária, guia de serviços e um livro de poesias sobre Cariacica.


Durante a festa foi realizada uma pesquisa de coleta dados para traçar o perfil dos participantes e turistas que apreciaram o evento. O primeiro Fampress de blogueiros e jornalistas no Carnaval de Congo de Máscaras foi realizado graças a uma parceria com a empresa de transportes Garcia Vix.