A história do Carnaval de Máscaras de Congo em 'causos'

Os apitos avisam o início do Carnaval de Congo de Máscaras em Cariacica. Inconfundível, o Congo no município traz a figura popular do João Bananeira e tantos outros mascarados, que ao som da casaca e dos tambores, rodopiam e cantarolam músicas em devoção à padroeira do Estado, Nossa Senhora da Penha. As máscaras, característica tradicional do Congo cariaciquense, envolvem contos curiosos que explicam o início dessa tradição cultural.

Entre “causos” e histórias, a música ‘Ia iá, você vai a Penha?”, fortalece uma das versões interessantes sobre a festa. Mestre de congo de Santa Izabel, Itagibe, em entrevista em 2011 para uma pesquisa de mestrado da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), relata que a festa era realizada por negros escravizados que haviam fugido, e como não conseguiam chegar até a Festa da Penha, em Vila Velha, pelo difícil percurso entre matas; realizavam a comemoração ali mesmo onde moravam, tocando tambores e casacas de casa em casa.

A história deste carnaval, porém, ainda tem outras duas explicações. Sobre os mascarados, os mestres contam que os negros saíam fantasiados com a vestimenta que cobria todo o corpo para que não fossem identificados pelos senhores feudais, donos das terras em que eram escravizados. Assim, surgiu a figura do João Bananeira - um dos principais personagens do Carnaval de Congo. Essa foi a maneira que os mascarados encontraram para aproveitar o Carnaval de Congo e participar da Festa da Penha sem que fossem reconhecidos.

O outro ‘causo’ refere-se a uma senhora do interior de Cariacica, que tinha uma filha com deficiência visual, e que após muito pedir a intercessão de Nossa Senhora da Penha, recebe a graça que tanto desejava de ver a filha curada. Como agradecimento, essa senhora cumpriu a promessa de fazer uma procissão no dia da santa, pelas redondezas de onde morava, cantando e dançando em devoção a padroeira do Espírito Santo.

Essa última versão faz adendo a uma parte do mesmo congo citado acima, em que diz “...essa promessa que eu tenho a pagar é pra santa Padroeira, que Ela vai me ajudar”. E para ouvir essa e outras músicas do congo capixaba, o Carnaval de Congo de Máscaras acontece nesta segunda-feira, 29, dia de Nossa Senhora da Penha, em Roda D’Água, Cariacica.

Confira a programação completa do Carnaval de Congo de Máscaras