Igualdade Racial recebe técnica da Seppir para capacitação

O artigo 5º da Constituição Federal afirma que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza e, para reforçar o que a legislação já preconiza, uma servidora da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) virá a Gerência de Igualdade Racial ministrar o curso de Capacitação de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Serão ofertadas 30 vagas destinadas a servidores e ao público em geral.


Cariacica foi contemplada por fazer parte do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). A capacitação será realizada nos próximos dias 27 e 28. O gerente de Igualdade Racial, Sandro Cabral Silva, explica que serão três dias de agenda, mas o primeiro dia está reservado para um diagnóstico interno.


“No dia 26 a Seppir fará um diagnóstico para compreender como nós funcionamos dentro da política de igualdade racial, nossas ações e nossos planejamentos e vai nos deixar sugestões ou vai realmente compreender que Cariacica está pronta”, diz.


Servidores das secretarias de Educação, Saúde, Cultura e Assistência Social foram convidados a participar. “Temos alinhamento com essas secretarias então é interessante elas compreenderem que tipo de política existe dentro do município relacionadas à igualdade racial. Na realidade vai ser uma construção e a gente vai fortalecer o que já existe dando conhecimento a esse público que às vezes nem sabe dessas ações dentro da igualdade”.


A professora


O curso será ministrado pela consultora da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Simone Maria dos Santos. Além de consultora do órgão Simone é doutora em Sociologia e pós doutora no programa de Demografia da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).


Simone Maria tem experiência em pesquisas e projetos de Prevenção à Criminalidade e Avaliação de Políticas Públicas. No período 2017-2018 coordenou o Núcleo de Estudos Interdisciplinares das Relações Étnico-Raciais da Universidade do Estado de Minas Gerais e atualmente é consultora no projeto "Fortalecimento e expansão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SINAPIR)" parceria entre o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos através da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).


 Diálogo


O diálogo entre a Gerência de Igualdade Racial e a Secretaria de Políticas de promoção da Igualdade Racial (Seppir) vem rendendo bons frutos para Cariacica. No mês de fevereiro a gerência foi contemplada pela Seppir com um veículo e com equipamentos de informática.


“A Seppir fez contato conosco oferecendo o curso. Acredito que as nossas ações e essa forma que a gente tem de lidar com essa política dentro do nosso município já chegou a Brasília e isso é sinal que Cariacica está cada vez mais em evidência quando se fala em política de igualdade racial”, comemora Silva.


Quem também está feliz com a oferta de capacitação é o secretário de Direitos Humanos, Alysson Marcello Sant’Ana. “ Estamos encurtando os laços de convivência com a Seppir e isso é importante para o desenvolvimento das políticas públicas voltadas para a promoção da igualdade racial. Esse link que estamos fazendo com a Seppir vai trazer muitos benefícios para a população de Cariacica”, defende.


 

Serviço

Curso de Capacitação de Políticas de Promoção da Igualdade Racial

Dias: 27 e 28 de março

Horário: 8h30 às 17h30

Inscrições: enviar nome completo, RG e CPF para o e-mail sandro.cabral@cariacica.es.gov.br e setor (para servidores)

Vagas: 30

Telefone: 3354-5505