Igualdade Racial recebe carro e equipamentos

A Gerência de Igualdade Racial foi presenteada pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) com um carro, modelo Citroen C3 Picasso, avaliado em R$ 75 mil. O presente se deu por meio de uma emenda parlamentar. Além do veículo, a Gerência também foi contemplada com um computador.

O gerente de Igualdade Racial, o Babalorixá Sandro Cabral Silva, atribui os presentes ao bom desempenho da Gerência, somente em 2018 um total de 11 ações foram implementadas.

Para esse ano a novidade é a criação de uma equipe técnica para fazer o mapeamento sócioeconômico dos povos e comunidades tradicionais de matriz africana. A equipe, que é formada por antropólogos, sociólogos e historiadores; primeiro fará um diagnóstico e em seguida o mapeamento. Através desse diagnóstico serão extraídas as demandas dessas comunidades.

"Temos parceria com as secretarias de Saúde, Educação, Cultura e Assistência Social, que são secretarias envolvidas com esse mapeamento e vamos até os indígenas, pescadores ribeirinhos, pomeranos, ciganos, quilombolas, povos e comunidades de terreiros. Ao acompanharmos o mapeamento dos povos tradicionais vamos de encontro a muitas demandas, e a partir delas criaremos muitas ações, a todo tempo estamos atentos, observando e avaliando", afirma o gerente.

Ações
Uma das ações desenvolvidas pela Gerência são seminários, palestras e rodas de conversa no dia 21 de janeiro, data em que é celebrado o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. Já no dia 02 de fevereiro é realizada a Festa de Iemanjá, na orla de Porto de Santana. Em janeiro do ano passado também foi criado um grupo de trabalho para desenvolver o projeto "Centro de Vivência da Transversalidade de Cariacica", em Padre Gabriel.

Em março está previsto um curso de capacitação ofertado pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), tanto para servidores da Gerência quanto para a comunidade.

Quatorze de maio é o dia de comemorar o Dia dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matrizes Africanas do Estado do Espírito Santo. Ano passado a celebração da data se deu com uma caminhada na orla de Camburi e a interação entre os povos.

Junho é o mês de comer milho cozido, pamonha e canjica, mas também é mês de arraiá consciente. A Gêrencia promove o Festival de Quadrilha das Matrizes Africanas e Convidados, o objetivo é valorizar as comunidades e promover a interação entre elas.

No que diz respeito às mulheres são realizadas reuniões de acolhimento psicossocial às mulheres negras, no momento os encontro estão sendo realizados na Unidade de Saúde de Bandeirantes. Durante as inteirações são apresentados temas e em meio às conversas algumas mulheres, que têm dificuldades para se expressar, acabam falando situações difíceis as quais estão vivenciando, entre elas violência doméstica. A partir daí elas são encaminhadas ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

Em novembro tradicionalmente são realizadas atividades voltadas ao mês da Consciência Negra.

Parceria

Em parceria com a Defensoria Pública Estadual, Instituto de Desenvolvimento do Município de Cariacica (Idesc) e Corpo de Bombeiros a Gerência de Igualdade Racial criou uma proposta para registro das casas de matriz africana do município, ao todo são mais de 80. De acordo com o Sandro está sendo realizado um estudo. "A Defensoria nos acolheu de forma positiva e nos ofereceu uma parceria sobre o porque registrar e como lidar com esse registro. Estamos procurando a melhor forma de dar atenção a todas".

O apoio do prefeito Juninho, nas palavras de Sandro, é fator primordial para o sucesso das ações da Gerência. " Outros prefeitos nunca deram atenção, nós estamos trabalhando com essa liberdade que ele nos dá de criarmos ações e a todo tempo temos o apoio da prefeitura".
1X7A0443

Assim como Juninho o secretário de Direitos Humanos, Allyson Marcelo Santana, "abraça" a causa da Gerência.  "Sinto satisfação em estar ao lado do Gerência de Igualdade Racial e isso se reflete no resultado do bom trabalho que a gente vem desenvolvendo. Temos uma parceria muito forte e trabalhamos em plena harmonia".