Prefeitura entrega micro-ônibus à APAE

"O ônibus é chique, eu gostei muito, ele é tudo de bom". A fala animada é da estudante da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Cariacica, Érica Toneto, 41. Na tarde de ontem (21), a Prefeitura de Cariacica doou um micro-ônibus novinho à Instituição, por meio de uma emenda parlamentar da senadora Rose de Freitas (PODE). O termo de doação foi publicado no último dia 21 de dezembro no Diário Oficial da União (DOU).

1X7A6646A solenidade de entrega ocorreu no pátio da Prefeitura, em Alto Lage, e contou com a presença do prefeito Juninho; da secretária de Assistência Social, Solismara Delarmelina; do presidente da APAE, Arildo Rocha e do presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (COMASC), Cleilton Gomes Filho.

O ônibus, avaliado em R$ 279.200,00, tem capacidade para transportar 29 passageiros e é totalmente adaptado para o transporte de pessoas com necessidades especiais. O teste drive foi feito na hora e aprovado pelos alunos. "Vamos passear muito", divertiu-se Érica.

Muito emocionado, o presidente da APAE, Arildo Rocha, afirmou que ter um micro-ônibus era um sonho antigo da Instituição e que até então o transporte era feito em uma kombi que não atendia às necessidades de todos os alunos. Para ele a entrega do veículo representa uma melhoria nos serviços prestados pela Associação.

"O serviço 'Mão na Roda' só transporta alunos em cadeira de rodas, e nós temos muitos alunos obesos e autistas, então esse ônibus vem em boa hora, era um sonho. A gente agradece a senadora Rose de Freitas e a administração municipal, pois através do empenho do prefeito a gente conseguiu que ela (senadora) designasse essa emenda para nós".

1X7A6642

Parceria

A parceria entre a Prefeitura de Cariacica e a APAE já dura quase 30 anos. Anteriormente baseava-se em repasses financeiros e cooperação técnica em áreas como saúde, educação e assistência social, mas por uma instrução do Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCE-ES), em 2018, foi feita uma alteração que hoje só permite à Prefeitura repasses financeiros à APAE.

Durante a solenidade o prefeito Juninho não escondeu a emoção. Para ele, gratidão define o sentimento que a Prefeitura de Cariacica tem pela APAE, uma vez que a Instituição atende um percentual das crianças com deficiência moradoras do município.

"É gratificante como pessoa e como gestor, é algo que nos coloca em uma posição de muita alegria por estarmos cumprindo o nosso dever e atendendo uma entidade que é comparticípe da Prefeitura, porque hoje um percentual das nossas crianças com deficiência são atendidas pela APAE, o outro nós atendemos enquanto educação inclusiva, mas a gente não dá conta de tudo", diz.

Confira a galeria de fotos