Concurso Cultural de Desenho premia com kit escolar e bolsas de curso de inglês

O Núcleo Municipal dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) promove o I Concurso Cultural de Desenho entre os alunos matriculados nas escolas públicas e privadas de Cariacica. O objetivo é divulgar os “Oito Jeitos de Mudar o Mundo”, conforme proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU), e, assim, estimular o esforço coletivo pela igualdade e justiça social. As instituições de ensino interessadas em participar devem ser inscrever pelo link disponível no fim desta matéria. As inscrições seguem até o dia 22 de julho. Os prêmios incluem kit escolar (1 caderno, 1 borracha, 2 lápis de escrever, 2 canetas esferográficas, 1 caixa de lápis de cor, 1 pasta com elástico, 1 mochila, 1 caixa com caneta hidrocor e 1 apontador) e bolsas de estudo de curso de inglês, oferecidas pelas empresas de participantes do ODM.

O concurso abrange alunos das instituições de ensino infantil, fundamental e médio, localizadas no município de Cariacica, em quatro categorias: a primeira para alunos de 5 a 7 anos; a segunda voltada para estudantes de 8 a 10 anos; a terceira para aqueles de 11 a 14 anos; e a  quarta para acima de 14 anos.

objetivosodmA temática do concurso envolve os oito objetivos que os países têm de cumprir até 2015. São eles: acabar com a fome; educação básica de qualidade para todos; igualdade entre sexos e valorização da mulher; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde das gestantes; combater a AIDS, a malária e outras doenças; qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; e todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.

“A realização da atividade nas escolas permitirá mobilizar a sociedade civil e estimular a participação das instituições privadas na implementação das ações voltadas à melhoria da qualidade de vida da população", explicou a gerente de Projetos Especiais da Secretaria de Governo, Planejamento e Gestão Estratégica (Semgep), Mariana Di Cavalcanti. Atualmente, em Cariacica, o centro de ensino Fisk, a Marca Ambiental e a papelaria Berger são os representantes do setor privado que aderiram ao ODM.

O assessor técnico da Secretaria de Educação (Seme), Anderson Cyrillo, destacou que o concurso funcionará também como uma preparação das escolas e dos alunos para o desfile cívico da cidade, cujo tema será justamente os oito objetivos do programa.

Orientação
Após a inscrição da escola, os alunos deverão pesquisar o tema para produzir o desenho inédito, que deverá ser confeccionado em papel tamanho A4, podendo ser utilizado técnicas de pintura, recorte, colagem, de lápis, entre outros. A instituição de ensino também será responsável por fazer a pré-seleção dos desenhos e, posteriormente, encaminhará o material para a Secretaria Municipal de Governo Planejamento e Gestão Estratégica (Semgep), localizada no Palácio Municipal, segundo andar, sala 32. Os desenhos deverão ser entregues no período entre 14 de julho a 15 de agosto.

Após o recebimento, o Núcleo Municipal do ODM selecionará os 12 desenhos para consulta pública que acontecerá por meio do site oficial  da Prefeitura de Cariacica, entre os dias 21 a 28 de agosto. O resultado do concurso será divulgado no dia 29 de agosto e, no dia 31, serão entregues as premiações aos vencedores. Confira o regulamento do concurso no edital disponível no fim da matéria.

LogoODMNúcleo do ODM
Os Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM) são um conjunto de metas pactuadas pelos governos dos 191 países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU) com a finalidade de tornar o mundo um lugar mais justo, solidário e melhor para se viver até 2015.

O compromisso foi firmado durante a Cúpula do Milênio, em setembro de 2000, realizada em Nova York, após uma análise dos maiores problemas globais. Prevê um conjunto de oito macro-objetivos.

O Núcleo Municipal do ODM tem o papel de disseminar os ODM, na mobilização da sociedade civil, na capacitação de lideranças, no trabalho com o poder público local para a implementação dos ODM e no acompanhamento do desempenho das prefeituras.

EDITAL - I CONCURSO CULTURAL DE DESENHO ODM
Inscrição AQUI!