Cariacica promove mutirão no Carnaval para vacinar moradores contra febre amarela

vacina2

Os moradores de Porto Novo chegaram cedo para se vacinarem contra a febre amarela O mutirão vai até a quarta-feira (01)



Cariacica promoverá durante o Carnaval um mutirão de vacinação contra febre amarela com o objetivo de prevenir um surto da doença no município. A ação será realizada de segunda (27) a quarta-feira (01) no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Porto Novo, das 8 horas até o término das 1,5 mil doses da vacina que serão disponibilizadas diariamente para a população. O Cras fica na via principal do bairro, que liga Porto de Santana a Porto Novo, conhecida como Rua da Feira.

O município já imunizou 23 mil pessoas, sendo 14 mil só da área rural, onde foi realizado, em fevereiro, o bloqueio cautelar com a instalação de pontos estratégicos de vacinação em toda região. A realização do mutirão é resultado de uma parceria entre as secretarias de Saúde (Semus) e a de Desenvolvimento Social (Semdes).

A decisão de realizar um mutirão de imunização contra a doença foi tomada pela Semus neste final de semana, após a confirmação, por parte da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), de que um macaco encontrado morto no início de fevereiro em uma residência do Bairro Flexal deu positivo para o vírus da doença silvestre.

"Cariacica concluiu o bloqueio cautelar em toda zona rural e já tínhamos programado para esta semana a ampliação da vacinação, oferecendo um maior número de unidades de saúde com o serviço, incluindo também vacinação aos sábados. Mas, diante desta nova informação nos passada pela Sesa, decidimos intensificar os trabalhos com o mutirão no Carnaval, já que muitos moradores se encontram em casa neste período. O objetivo é o de imunizar todos os residentes do município", explicou a secretária municipal de Saúde, Stefáne Legran Macedo.

Cariacica já recolheu sete macacos mortos e encaminhou amostras dos tecidos deles para a Sesa que, por sua vez, os encaminhou para análise de laboratório para identificar se a morte desses animais foi causada pela febre amarela.

Ampliação

Na quinta-feira (02) e sexta-feira (03), seguindo orientação da Sesa, que disponibilizará mais doses das vacinas para todos os municípios para ampliar a imunização ao maior número de pessoas, Cariacica estará vacinando os usuários em 19 unidades de saúde, de 8h às 13 horas. À tarde, a imunização nas unidades será reservada àquelas de rotina, aplicadas em crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Na segunda-feira, dia 06 de março, serão 20 unidades oferecendo as doses de vacina, porque a US de Santa Fé voltara ao atendimento normal, já que durante toda a próxima estará fechada devido a realização no local de obras de adequação.

Até a última sexta-feira (24) o município disponibilizava a vacina contra a febre amarela em nove unidades de Saúde, sendo que na localizada em Alto Lage era necessário agendamento e apresentação de comprovante de viagem.

A partir de agora, não será mais necessário apresentar comprovante de viagem na US de Alto Lage que, no entanto, também irá cumprir os agendamentos já feitos pelos usuários que vão viajar para áreas endêmicas do País.

Sábado

A Secretaria de Saúde de Cariacica também ampliou a vacinação para ocorrerem aos sábados por meio de mutirões. No dia  04/03, das 8h às 17 horas, será realizado um mutirão de vacinação no Estádio Kléber Andrade. Serão disponibilizadas 10 mil doses de vacina. No sábado, dia 11/03, será realizado o dia D da Vacinação em todos os municípios da Grande Vitória. Também serão realizados mutirões nos dias 18 e 25 de março. As unidades de saúde do município continuam a vacinar apenas de segunda a sexta-feira, das 8h às 12 horas.
As unidades que estarão imunizando contra a febre amarela são: Alto Lage, Bela Aurora, Bela Vista, Cariacica Sede, Graúna, Itapemirim, Itaquari, Jardim Botânico, Mucuri, Nova Brasília, Novo Brasil, Nova Canaã, Nova Rosa da Penha I, Operário, Oriente, Padre Gabriel, Porto de Santana, Rio Marinho e Valparaíso. Em Santa Fé, a vacinação será a partir da segunda-feira (6).