Zona rural é vacinada em bloqueio cautelar com apoio do Corpo de Bombeiros

IMG_7641

A dona de casa Nelsa Bispo Silva levou a neta Heloísa e o pequeno João Victor para serem imunizados.

Os moradores da zona rural de Cariacica estão recebendo nesta semana vacinação de bloqueio cautelar contra a febra amarela, das 9h às 16 horas, em pontos estratégicos da região, com o objetivo de assegurar um maior controle epidemiológico da população rural, estimada em 11 mil pessoas. A ação conta com o apoio de técnicos em enfermagem e enfermeiros lotados no Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES).

Equipes formadas pelos profissionais do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) estão vacinando os moradores em pontos móveis localizados nos bairros Moxuara; Cachoeirinha, Cangaíba; Maricará; Boa Vista; Bubu e Novo Brasil.

Além disso, três Unidades de Saúde localizadas nos bairros Operário, Cariacica Sede e Nova Rosa da Penha I estão funcionando esta semana com horário estendido, até às 16 horas, para atender à população rural.

Comprovante de residência

IMG_7606

Quinhentas pessoas, entre crianças e adultos de Cangaíba procuraram nesta sexta-feira (17) a Igreja Católica do bairro para se vacinarem. A dona de casa Nilsa Bispo Silva levou a neta Heloisa, 13 anos, e o pequeno João Victor, de um ano e dois meses, para também serem imunizados.

“Nós precisamos nos prevenir da febre amarela, que é uma doença mortal, e aproveitar que a Prefeitura está trazendo a vacina até os moradores. O bebê chorou, mas eu lhe disse que é uma dor para deixa-ló com saúde. Por isso, vale a pena”, comentou Nilsa.

Para ser vacinado, os moradores devem levar um documento de identidade, comprovante de residência e, caso o possuam, cartão de vacinação. A Semus esclarece que gestantes, idosos e crianças menores de nove meses, além de pessoas com alergia a algum componente da vacina, não podem se vacinar.

Comprovante de Viagem

IMG_7603

Os moradores procuram a Igreja Católica de Cangaíba para se vacinarem

A Semus está concentrando a vacinação contra a febre amarela para a população em nove unidades de saúde do município. A US de Alto Lage é exclusiva para vacinação de febre amarela de pacientes que possuem comprovante de viagem (passagem de ônibus, trem ou avião). A imunização nesta unidade só é realizada após agendamento prévio pelo telefone. US Alto Lage: 3346-6557.

A imunização está ocorrendo de segunda a sexta-feira, das 8h às 15 horas, com intervalo de almoço das 12h às 13 horas, enquanto durar o estoque de vacinas disponibilizadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

A vacina é oferecida seguindo a conduta preconizada pelo Ministério da Saúde de aplica-las apenas em pessoas que viajam para regiões consideradas endêmicas. A Secretaria de Saúde solicita aos usuários que levem para a unidade de saúde, caso possuam, o cartão de vacinação.

As unidades que estão realizando a vacinação são: Cariacica Sede, Bela Vista, Bela Aurora, Campo Grande, Alto Lage (apenas para viajante com comprovação de viagem), Porto de Santana, Nova Rosa da Penha I e II e Bairro São Francisco. Nesta semana, as unidades de Cariacica Sede e Nova Rosa da Penha I estão com horário estendido até às 16 horas para atender aos moradores da zona rural do município.