Posse e entrega de obra marcam o primeiro dia de Governo

img_1757-copiarNeste domingo (01), o prefeito Geraldo Luzia Oliveira Júnior, o Juninho, tomou posse na Câmara de Vereadores e, na sequência, como primeiro ato de governo, recebeu a população no Palácio Municipal onde entregou oficialmente a reforma do segundo pavimento do prédio. A obra modernizou e organizou os espaços onde funcionam os gabinetes do prefeito e do vice-prefeito, as superintendências de Comunicação, de Assuntos Institucionais, de Iluminação Pública; a Procuradoria Geral (Proger), e as secretarias municipais de Gestão e Planejamento (Semgeplan); de Controle e Transparência (Semcont); e de Esporte e Lazer (Semesp).

A reforma, realizada em duas etapas, contemplou a mudança da rede elétrica, reestruturação do cabeamento de telefone, readequação de piso e pintura. Depois dessas obras, o Palácio Municipal é o segundo prédio público em Cariacica com acesso para pessoas com deficiência. O primeiro é o Centro Cultural Municipal Frei Civitella Del Tronto, em Campo Grande.

"Agora estamos finalizando um processo, que incluiu a reforma do primeiro pavimento e uma nova fachada. É com muita alegria que convido a todos para conhecer o trabalho que foi feito no segundo andar, com a aplicação de recursos públicos específicos. Aqui é a casa do povo de Cariacica, e nada mais natural que todos tenham acesso e conheçam sua casa. Além disso, é importante que o servidor tenha melhores condições de trabalho, para receber o cidadão com um sorriso no rosto. Trouxemos para cá algumas secretarias que pagavam aluguel e pretendemos centralizar o máximo de serviços da Prefeitura e deixá-los mais acessíveis para os cariaciquenses. Estamos estudando uma Parceria Público-Privada (PPP) para a construção de um prédio administrativo anexo à sede”, explicou o prefeito.

As intervenções otimizaram os espaços das salas e facilitaram a organização dos ambientes com novas divisórias. Pensando na segurança dos servidores e para melhorar as condições de trabalho e de atendimento à população, foram instalados cabos elétricos sob um piso elevado. Assim, podem ser feitas mudanças dos pontos de energia com mais facilidade e economia de recursos e tempo para a manutenção dos serviços.

A auxiliar administrativa da Procuradoria Geral (Proger), Julia Franco Maier Trabach, servidora efetiva desde 2012, viu de perto a mudança gerada pela reforma. “É outro ambiente. Com mais qualidade de trabalho, o servidor poderá prestar um atendimento melhor para o cidadão”, avalia.

Também foram adquiridos novos móveis e equipamentos de informática. Além disso, os novos aparelhos de ar condicionado funcionam de maneira inteligente, com um sistema chamado inverter. Essa tecnologia prevê uma economia mínima de 30% na energia elétrica, graças às micro-válvulas que regulam a entrada e saída de ar do equipamento conforme a necessidade de ambiente.

O cabeleireiro Alexandre Fernandes costumava visitar as antigas dependências e elogiou a nova estrutura do Gabinete. “Ficou mais confortável para quando viermos buscar atendimento. Assim a gente se sente mais valorizado pela Prefeitura”. Também cabeleireira, Patrícia Afeitos concorda. “É a primeira vez que entro aqui e fiquei surpresa com a variedade de acessos”, completa.

Os recursos para a reforma do segundo pavimento da Prefeitura de Cariacica são provenientes de financiamento do Programa de Apoio ao Investimento dos Municípios Capixabas (Proinveste Capixaba), do Governo do Estado, por meio do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes).

Secretariado

img_1858-copiarDurante o ato de entrega da reforma do segundo pavimento do Palácio Municipal, o prefeito Juninho anunciou o secretariado que assume para o novo governo. Para a montagem da nova equipe, o principal critério foi qualificação.

cmp15329"Precisamos ter uma gestão mais eficiente para entregar melhores serviços à população, mesmo em tempos de parcos recursos. Para isso, o primeiro passo é termos bons técnicos em cada área", comentou o Juninho logo após anunciar os nomes. Entre os presentes estavam os novos secretários de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente, Cultura, Chefia de Gabinete e Saúde. Além deles as superintendências de Comunicação, Iluminação e Assuntos Institucionais e as secretarias que permanecerão com os secretários que já trabalhavam.

Posse

O prefeito Juninho e o vice-prefeito Nilton Basílio foram empossados pela Câmara de Vereadores, em cerimônia na casa de leis. O ato é um momento oficial que marca o início do novo governo, além de dar posse também aos vereadores para a nova legislatura. Na cerimônia estiveram presentes o secretário de Estado da Educação, Haroldo Corrêa, o deputado federal Sandro Locutor, além de lideranças e população em geral.