Opções de atividade física para todas as idades

Você tem conhecimento da quantidade e variedade de serviços que a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semesp) oferece nos bairros de Cariacica? Não? Pois bem, vamos às respostas: são 80 núcleos próprios e nove núcleos sociais apoiados pela Lei de Incentivo Fiscal e Financeiro Horácio Carlos Rosa. Além disso, por meio de uma parceria com a Liga Cariaciquense de Desportos (Licades), a Semesp apoia com arbitragem e premiação 13 campeonatos amadores. Confira a lista dos núcleos ao fim desta matéria e conheça algumas dessas competições.


Nos núcleos, os moradores são beneficiados com as seguintes atividades: circuito técnico funcional, ginástica com ritmo, ginástica para todos, ginástica rítmica, hip hop, musculação, luta olímpica, jiu-jitsu, judô, capoeira (inclusive para idoso), futsal, futebol de areia, natação e escolinhas de voleibol, handebol e futebol.


A população também pode participar dos campeonatos amadores jogando ou torcendo por seus times. Neste domingo (12), por exemplo, a partir das 13h, acontecerá a 5ª rodada da Copa Nova Rosa. Ela reúne as comunidades de Nova Esperança, Nova Rosa da Penha e Padre Mathias. A cada domingo, um bairro é selecionado para as disputas. Em Nova Rosa da Penha, as partidas acontecem no Mini Estádio Nova Rosa da Penha e no Campo do Palmeiras. Competem oito clubes e, aproximadamente, 200 atletas. Por rodada, cerca de 40 espectadores comparecem ao local para curtir o evento.


Também neste domingo (12), a partir das 13h, ocorrerá a 2ª rodada do Campeonato da Região da Grande Bela Aurora. Ele reúne as comunidades de Bandeirantes, Bela Aurora, Campina Grande e Morada da Barra (Vila Velha/ES). Os jogos acontecem todos os domingos. Os da Primeira Divisão começam às 15h e os da Segunda, às 13h. Em Bela Aurora, as partidas acontecem na Praça de Esportes do Valparaíso. Competem oito equipes da Primeira Divisão e oito da Segunda e cerca de 600 atletas. A média de público tem sido de 700 espectadores.


Já no domingo (19), a partir das 13h, acontecerão os jogos de ida das oitavas de final da Copa dos Bairros. No próximo domingo (26), no mesmo horário, ocorrerão os jogos de volta. A copa reúne as seguintes comunidades: Bubu; Campo Verde; Castelo Branco; Flexal II; Graúna; Itacibá; Nova Canaã; Nova Rosa da Penha; Novo Brasil; Padre Gabriel; Porto de Santana; Santana e Sotelândia. A cada semana, um bairro é selecionado para as disputas.


Em Itacibá, as partidas acontecem no campo do “Parque O Cravo e a Rosa”. Competem 20 clubes e, aproximadamente, 900 atletas. São cerca de três mil espectadores por rodada. A Copa dos Bairros atinge diretamente dez mil pessoas, já que mobiliza também vendedores de bebidas, salgados, dentre outros produtos.


Núcleos da Semesp e núcleos sociais apoiados pela Lei Horácio Carlos Rosa