Biblioteca Municipal Madeira de Freitas conta com sala multiuso

Você sabia que a Biblioteca Municipal Madeira de Freitas possui uma sala multiuso? É um espaço aconchegante, ideal para reuniões de pequenos grupos, com 12 cadeiras com pranchetas fixas e uma smart TV. O ambiente pode ser modificado conforme o evento, retirando-se cadeiras, acrescentando-se almofadas, tapetes em EVA ou mesmo fixando-se quadros nas paredes. Do lado de fora da sala, o visitante ou frequentador tem à disposição dez computadores para auxiliá-lo em suas atividades.

Os interessados no serviço devem realizar o agendamento com antecedência mínima de 48h pelo telefone 3386-3376 ou por meio do e-mail bibliotecapublica@cariacica.es.gov.br. É necessário informar os seguintes dados: nome completo, telefone de contato e código de cadastro de usuário. Para gerar esse código, é preciso comparecer à Madeira de Freitas com: Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência,  comprovante de telefone fixo ou móvel e duas fotos 3 x 4. A biblioteca fica localizada na Rua Vale do Rio Doce, nº 34, em Campo Grande.

A sala só pode ser utilizada para finalidades educativas, tais como: atendimento individual a portadores de necessidades especiais (leitura de acervo em braile); biblioterapia (terapia por meio da leitura); clubes de leitura; aulas de reforço escolar; exibições de filmes ou áudios; exposições; workshops e estudo individual ou em grupo.

Algumas pessoas já estão aproveitando o ambiente para fazer reuniões. É o caso dos integrantes do Fórum dos Trabalhadores da Assistência, que, uma vez por mês, realizam encontros na sala multiuso.

Rudio Krauzer, coordenador do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Alto Mucuri, relatou que, antes, as reuniões do fórum eram realizadas no Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Cariacica (IPC). “Aqui é um local mais acessível e centralizado para todos nós. Além disso, temos acesso a computadores, internet e smart TV”, disse.

Já para a pesquisadora de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Yasmin Cupertino Reis, é uma oportunidade de continuar no território em que trabalhava, acompanhando os movimentos de resistência de Cariacica, principalmente, os coletivos de juventude. “É a primeira vez que venho aqui. Vejo o espaço como uma possibilidade de fortalecimento tanto das associações de moradores que são atendidas pela Assistência quanto do Fórum dos Trabalhadores”, afirmou.

A assistente social do Cras de Campo Verde, Cátia Rodrigues Machado da Silva, comentou que sempre são recepcionados com muito carinho pelos funcionários da biblioteca e que, apesar da sala ser um espaço para pequenos grupos, está servindo bem, já que, por enquanto, o fórum não conta com sede própria.