Debate sobre direitos humanos e currículo escolar nesta quarta (1º)

Abraham Magendzo, pensador chileno da área da Educação, disse, certa vez, que "a escola formal e seu currículo pretende a formação de uma consciência, o desenvolvimento de uma moral e a aquisição de uma concepção de vida". Para facilitar o entendimento desse tema e promover um debate sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Gerência de Ensino - juntamente com a Coordenação GT Direitos Humanos e Currículo Escolar e a Formação Continuada - promoverá o “GT Direitos Humanos e Currículo Escolar”.


A abertura acontecerá nesta quarta (1º), das 18h às 21h30, no auditório Antário Filho, localizado na Rua da Lage, nº 13, em Itaquari. O assunto atraiu bastante a atenção do público e a turma já possui 122 inscritos. Mas não fique triste! Você ainda poderá realizar a inscrição na hora do evento, antes do início do GT. Os encontros irão do dia 1º de junho a 29 de novembro. Eles serão voltados aos educadores da rede, sociedade civil e poder público e os participantes receberão um certificado de 120 horas.


O prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia de Oliveira Júnior, fará a abertura. A aula inaugural será com o expositor do Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos, Antonio Lopes, que abordará o tema “Direitos humanos e democracia”. Já a militante negra e historiadora, Ana Lúcia da Conceição, tratará de duas leis federais: a 10.639/03 e a 11.645/08, que tornam obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena nos estabelecimentos públicos e privados de ensino fundamental e médio.


Fechando o evento, o gestor em Direitos Humanos, Claudio Mendonça Silva, baterá um papo com os presentes sobre “Direitos humanos e mobilidade na cidade de Cariacica”.