Alunos da Emef Oliveira Castro transformam muro da escola

Conforme palavras do sábio filósofo Arthur Schopenhauer, “a arte é uma flor nascida no caminho da nossa vida e que se desenvolve para suavizá-la”. Nesse sentido, os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Oliveira Castro, situada em Itaquari, botaram a mão na massa, ou melhor, no pincel e na tinta e, com muita criatividade, transformaram o muro do colégio. Quem passa em frente à Emef fica encantado com o trabalho.

A iniciativa partiu de um projeto da professora de Artes Andrea Espindula Quintanilha desenvolvido com as turmas do 6e 7º ano. Ele teve início no primeiro trimestre de 2015 e, primeiramente, abordou a iconografia capixaba, ou seja, os símbolos, a parte histórica, as lendas, os pontos turísticos, a culinária e a cultura imaterial do Espírito Santo. Já no segundo trimestre, os estudantes aprenderam sobre cores e, no terceiro, tiveram contato e analisaram as obras do artista e pintor brasileiro Romero Britto.

Após o cuidado com a preparação teórica, a professora Andrea coordenou a produção das pinturas no muro da Oliveira Castro. Os ícones foram escolhidos pelos alunos e as cores e os desenhos foram baseados em Britto.

IMG_8958 copiar

Professora Andrea com parte da turma que participou da pintura do muro.

“O resultado surpreendeu a todos. As turmas conseguiram captar bem a proposta do projeto. Além de incentivar a arte, conseguimos trazer mais alegria ao colégio e à região", afirmou a professora de Artes da Emef Oliveira Castro, Andrea Espindula Quintanilha.