Limpeza em galeria elimina mais de 250 mil quilos de resíduos

A Prefeitura de Cariacica está realizando o serviço de limpeza da galeria do bairro Porto de Santana, na Rua Britador, e prevê retirar mais de 400 mil quilos de resíduos. Esta é primeira limpeza que o local recebe após ser construído há mais de 15 anos. O trabalho faz parte das ações de prevenção a alagamentos. A limpeza teve início há 15 dias.

O que impressiona é a quantidade lixo na área. Até o momento foram retiradas 280 toneladas de materiais diversos, entre eles: pneus, bolsas e até piscina plástica e resto de roupas. O coordenador de resíduos sólidos da subsecretaria de Serviços, Claudemir Kirmes, ficou surpreendido com a grande quantidade de material. "A galeria estava com apenas 3 dedos de abertura para a passagem da água. A galeria recebe o escoamento de água dos morros da região e de uma nascente e, sendo assim, o volume de água varia também conforme o nível da maré. Todos esses fatores favoreciam o alagamento da região em período de chuvas", alerta.

IMG_9029 copiar

José Lucas Filho acompanha a obra e se diz satisfeito com a ação

Alguns moradores, como José Lucas Filho, aumentaram a altura do piso de suas residências para evitar o alagamento. “Já entrou 60 cm de água em minha casa. Na época eu perdi todos os móveis. Muitos vizinhos também foram afetados. A galeria nunca havia sido limpa e, agora, a limpeza está muito boa e vai eliminar o problema”, relata.

A intervenção também beneficiará os moradores do entorno, como os residentes da Rua Assembleia que, por ter um nível mais baixo que a Rua Britador, acaba sofrendo também com o alagamento.

Para realizar a limpeza foi necessário fazer uma abertura na galeria, pois não havia "poço de visita" – tampa que permite o acesso no espaço. A equipe realizou a abertura e, com o equipamento, faz a retirada do material. Depois será implantado o "poço de visita" para que outras manutenções possam acontecer. Dessa forma, o asfalto não será danificado.

O serviço é feito por uma empresa especializada, contratada pela Prefeitura de Cariacica. As galerias da Rua Itaguaçu (Itacibá) e do Beco Nossa Senhora Aparecida (Itacibá), além da Rua Chile (Jardim América) já receberam o serviço de limpeza.  Para isso, foram investidos R$ 3 milhões.