Emef Laurinda Pereira Nascimento reduz consumo de água em 23%

Economizar água é sempre importante, principalmente, neste período de crise hídrica que o País atravessa. Nesse sentido, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Laurinda Pereira Nascimento, em Graúna, é um grande exemplo a ser seguido. De setembro para outubro, por meio de atividades e projetos desenvolvidos sobre a preservação do recurso e a consequente economia financeira, o consumo de água reduziu de 291 m³ para 223 m³, ou seja, 23%. Desse modo, houve uma redução de 35% na conta, que passou de R$ 1.491,50 para R$ 973,83.

No entanto, essas não foram as únicas medidas adotadas. Durante toda a semana, na entrada dos turnos matutino e vespertino, é realizado um momento de reflexão quanto ao consumo de água com os estudantes e os profissionais da Emef. Outro fato que chama a atenção é que a equipe de limpeza tem evitado lavar o colégio e optado por passar pano ou apenas varrer a escola.

“A Emef já está realizando esse trabalho desde fevereiro de 2015. A primeira iniciativa foi o seminário “Em defesa das águas”. A partir daí, iniciamos a conscientização sobre o consumo de água na entrada de cada turno e durante as aulas. Com essas atitudes, a escola pretende reduzir ainda mais o consumo. Acredito que o colégio forma cidadãos e que os alunos e profissionais são multiplicadores nesse processo, não só no que diz respeito à preservação das nascentes, como de todo o meio ambiente”, afirma a diretora da Emef Laurinda Pereira Nascimento, Ivonilza Tesch.