‘Desafio Cariacica Saudável’ neste sábado em Mucuri

Neste sábado (10), das 8h às 12h, o bairro Mucuri será contemplado com o projeto “Desafio Cariacica Saudável”. Ele será realizado ao lado da Central de Compras. Trata-se de uma iniciativa da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semesp), que tem como objetivo oferecer mais qualidade de vida para a população por meio de orientações, atividades esportivas e de lazer. Em dezembro haverá a premiação da comunidade que alcançar o melhor resultado.

Além de estimular a prática de atividades físicas, o projeto visa detectar indicadores de saúde que irão auxiliar a Semesp a traçar metas e ações para reverter possíveis hábitos que prejudicam a qualidade de vida dos habitantes de Cariacica. Para participar, a comunidade precisa se inscrever de segunda a sexta, das 8h às 17h, diretamente na Secretaria de Esporte (Semesp) ou pelo telefone 3354-5051. Não há data limite para o recebimento dos pedidos, porém, a quantidade será restrita à capacidade de atendimento.

Resultados de Porto de Santana

No último sábado (3), foi a vez do bairro Porto de Santana receber o Desafio Cariacica Saudável. Aproximadamente 300 pessoas foram beneficiadas com zumba, furingo (futebol) e recreação infantil. A equipe de professores e estagiários da secretaria avaliou os indicadores de saúde de 185 moradores do bairro.

Por meio dos resultados, a Semesp concluiu que uma quantidade significativa de pessoas está acima do peso e com um índice de correlação peso x altura elevado. Apesar da pressão arterial média ter sido considerada normal, o risco de desenvolvimento de doenças do coração no bairro é grande. Diante desse quadro, a secretaria orienta a população a comparecer às aulas de zumba, que acontecem às terças e quintas, às 19h, na quadra de Vila Oásis. Já quem gosta de ginástica pode praticar atividades físicas no Caic de Porto Novo, às terças e quintas, também no mesmo horário. Outra opção é utilizar a Orla de Cariacica para caminhar, correr e pedalar regularmente.

Após 90 dias, a equipe da Semesp voltará ao bairro para repetir a ação e comparar os dados da primeira visita realizada. Ao fim de seis meses, o bairro que atingir o maior percentual de rendimento ganhará os seguintes prêmios: sorteio de uma bicicleta, um kit para skate (rampa, caixote e corrimão) para uso da comunidade, aula de zumba em uma das praias capixabas, camisas do projeto e a implementação de uma Rua de Lazer definitiva em um local a ser escolhido pelos próprios moradores.

Os colaboradores da Secretaria de Esporte retornarão à Porto de Santana no dia 28 de novembro para reavaliação dos resultados. Confira abaixo o desempenho coletivo da saúde no bairro:

Massa Corporal

Ideal = 22,22%

Acima do Peso = 74,07%

Abaixo do Peso = 3,71%

Índice de Massa Corporal (IMC)

Normal = 24,07%

Sobrepeso = 38,88%

Obesidade = 33,35%

Subnutrição = 3,7%

Pressão Arterial (PA)

Normal = 44,33%