Conheça a história de Lilian Menenguci: mais uma beneficiada pela Lei João Bananeira

Ela possui quatro livros publicados e três deles foram beneficiados com recursos da Lei João Bananeira. São eles: “Os medos de Lili” (literatura infantil); “Casa de Papel” (poesia infantojuvenil) e “Palarvas de Borboletras” (poesia). O projeto foi chamado de “Trilogia Poética” e aborda a metamorfose humana, com seus diferentes processos de aprendizagem e desenvolvimento, da infância à vida adulta. A outra obra foi resultado de seu doutorado em Educação e teve como tema “Educação, educação especial, inclusão e arte: para além do chão e dos muros da escola comum”.

Lilian Menenguci nasceu em Vitória/ES e foi criada em Cariacica. A escritora fez todo o Ensino Infantil no Centro Municipal de Ensino Infantil (Cmei) Manoel Coutinho Siqueira, em Porto de Santana. Já o Ensino Fundamental, foi realizado nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) João Pedro da Silva, em Porto de Santana e Terfina Rocha Ferreira, em Itacibá. De 1ª a 4ª série, Menenguci estudou na Escola Estadual de Ensino Fundamental General Tiburcio, em Porto de Santana, e na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio João Crisóstomo Beleza, também no mesmo bairro. Apenas em 2012, devido ao doutorado, Lilian mudou-se para Vitória/ES.

No momento, Lilian está em processo de criação de seu próximo livro de literatura infantil, revisando sua segunda obra de poesias e preparando uma publicação voltada para a área de Educação. Em outubro de 2015, em parceria com seus alunos do curso de Pedagogia, ela fará outro lançamento, direcionado a estudantes de Licenciatura e profissionais da Educação. Além disso, desde março deste ano, está em fase de implantação seu projeto “Porto das Artes”, que tem como objetivo trabalhar com a população cariaciquense produções artísticas e culturais, tais como: oficinas de teatro; dança; música; audiovisual; literatura, dentre outras áreas. O nome da iniciativa deve-se ao local onde será realizada: o bairro Porto de Santana.

“Do ponto de vista das políticas públicas de cultura, não tenho a menor dúvida de que a Lei João Bananeira é um marco importante, tanto para a cidade de Cariacica quanto para a sociedade capixaba. Trata-se de um divisor de águas. O município nunca teve nada nesse sentido”, afirma a escritora Lilian Menenguci.