Retomada da obra da Rodovia Leste-Oeste é comemorada

Esta sexta (28) começou com uma boa notícia para os moradores de Cariacica. É que o governador Paulo Hartung, acompanhado dos prefeitos de Cariacica, Geraldo Luzia Júnior (Juninho), e de Vila Velha, Rodney Miranda, ordenou o início das obras da Rodovia Leste-Oeste. A cerimônia aconteceu na área onde será a construção do viaduto Santa Catarina para a ligação das cidades de Cariacica e Vila Velha, em Bela Vista.

O governador reafirmou o compromisso com a cidade e a importância de se investir em Cariacica. “Os municípios têm receita desigual. Temos que tratar de maneira diferenciada os desiguais. O orçamento desses municípios (Cariacica e Vila Velha) é muito pequeno e a população é grande. O governo precisa ajudar os municípios que têm receita menor, tendo em vista o número de habitantes que têm para cuidar”, destacou.

Para o prefeito Juninho, a obra é muito mais que um sinal para novos avanços em Cariacica, com desenvolvimento, igualdade e mais dignidade para a população. “É verdade que estamos tratando de mobilidade urbana, de acesso que liga dois importantes municípios da região metropolitana e que também outras cidades irão usufruir. No entanto, a grande verdade é que a conclusão da Leste-Oeste transformará a realidade de vida das pessoas, pois além da valorização da região, também irá gerar emprego”, pontua Juninho.

Essa é a expectativa do Manoel Raimundo, morador e atual presidente da Associação de Moradores do bairro Campo Belo. “Estamos esperançosos quanto à melhoria do espaço para a comunidade e também quanto à geração de emprego”, revelou.

IMG_5188 copiar

Obra
As intervenções serão realizadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES), autarquia vinculada à Secretaria de Transportes e Obras Públicas (SETOP). As obras da Leste-Oeste estavam paralisadas desde 2014 e, para a conclusão, serão investidos cerca de R$ 148 milhões, num período de 18 meses.

As próximas etapas são: pavimentação do trecho, de 2,2 quilômetros de extensão, entre os bairros Campo Belo, em Cariacica, e Rio Marinho, em Vila Velha; construção do viaduto de acesso ao bairro Santa Catarina e viário complementar; ponte sobre o Rio Marinho com extensão de 132 metros; canalização do Rio Marinho; transposição de adutora da Cesan, em Cariacica, e a conclusão de trecho do Corredor Sudeste com implantação de ciclovia e canalização do Córrego Maria Preta.

Melhorias
A Leste-Oeste será uma das alternativas de tráfego mais importantes da Região Metropolitana, além de uma via fundamental para o escoamento de cargas via Porto de Capuaba. A construção estrada proporcionará a retirada do tráfego pesado de bairros como Jardim América, Rio Marinho, Cobilândia, BR-262 (perímetro urbano) e da Avenida Carlos Lindenberg, melhorando a circulação viária.

Os usuários da Avenida Carlos Lindenberg irão trafegar mais rápido e com mais segurança, pois o número de veículos, especialmente de grande porte, será menor. Consequentemente, o número de acidentes será reduzido e o trânsito irá fluir melhor. Também será reduzida a pressão do tráfego sobre a BR-262 (trecho urbano de Cariacica), sobre a Carlos Lindenberg, em Vila Velha, e sobre os bairros situados entre Jardim América e a região de Alto Lage/Campo Grande, em Cariacica.

Corredor Leste-Oeste – investimentos:

Trechos entregues – R$ 85,4 milhões
A concluir – R$ 109 milhões