Geomanta de Cariacica desperta interesse em outros municípios

A nova tecnologia utilizada pela Prefeitura de Cariacica na luta contra o deslizamento de encosta tem despertado interesse de representantes de outros municípios. Nesta segunda (24), o coordenador da Defesa Civil de Nova Venécia, Alderiones Leite, visitou alguns pontos impermeabilizados com a geomanta.

IMG_4024 copiar

Da esq. para a dir: Coord. Operacional da Defesa Civil de Cariacica, Alexandre Ribeiro; Coord. da DC de Nova Venécia, Alderiones Leite; Coord. Geral da DC de Cariacica, Cel. Inácio Daroz; moradora de Nova Cannaã, Creuza

Ele veio conferir de perto a inovação que está dando bons resultados em Cariacica e aproveitou para conversar com alguns moradores. “É uma iniciativa interessante que além de promover a proteção e prevenção de desastre, o custo é baixo, tendo em vista que estamos em fase de crise econômica. Uma boa iniciativa para a cidade de Nova Venécia que, assim como Cariacica, também foi impactado com as fortes chuvas de 2013”, lembra.

Leite fez alguns registros fotográficos, colheu alguns depoimentos dos moradores e informações da Defesa Civil de Cariacica. Agora irá levar o material para apresentar ao prefeito de sua cidade para avaliar a viabilidade de implantar a geomanta em Nova Venécia.

Geomanta
A técnica foi aplicada em três áreas da cidade: Porto de Santana (Rua Gabino Rios), Bandeirantes (Rua Mariano Filho) e Itanguá (Av. Claricio Alves Ribeiro). No bairro Nova Canaã a implantação da geomanta está em andamento. Ao todo são 35,7 mil metros quadrados de área protegida. Investimento de aproximadamente de R$ 1,5 milhão. Com valor inferior ao de um muro de arrimo tradicional e maior agilidade na finalização do processo, a geomanta de Cariacica é referência no Espírito Santo.

O valor para construir um muro de arrimo em concreto armado de 6 metros de altura é de R$ 7,5 mil. Já a aplicação da geomanta custa apensas R$ 900.