Cariaciquenses são destaque no Parapan de basquete e no Mundial de jiu-jitsu

Eles são exemplos de superação e determinação no esporte e na vida. Para parabenizar as três atletas de basquete medalhistas de bronze no Parapan-americano e os quatro lutadores de jiu-jitsu medalhistas de ouro no Mundial, os servidores da Prefeitura acolheram, nesta quinta (20), esses talentos da terra com muitas palmas na recepção no rol do Palácio.

As atletas do basquete paralímpico são Jéssica Silva Santana, moradora de Itacibá, Geisiane de Souza Maia Brito, do bairro Valverde e Ivanilde Silva, de Rosa da Penha. Elas representaram o Espírito Santo no Campeonato Brasileiro e ficaram em terceiro lugar. Assim, conseguiram a tão sonhada convocação para a Seleção Brasileira, foram para o Pan de Toronto, no Canadá e não decepcionaram. Trouxeram medalhas de bronze no peito e deixaram os capixabas e, principalmente, os cariaciquenses, cheios de orgulho.

“É preciso dar o primeiro passo: procurar um esporte com que tenhamos mais afinidade. Depois disso, é necessária muita determinação para enfrentar os desafios. A caminhada é difícil, principalmente no nosso caso. Não temos nenhum tipo de patrocínio e necessitamos dele para atingirmos melhores resultados em 2016”, afirmou a atleta de basquete paralímpico, Jéssica Silva Santana.

Já a equipe Agnaldo Góes inscreveu 267 lutadores no Mundial de Jiu-jitsu. A competição aconteceu no Centro Esportivo Tancredo de Almeida Neves (Tancredão), em Vitória/ES. Na somatória total dos pontos, a equipe conquistou a medalha de ouro. Os grandes campeões foram os cariaciquenses Livia Rocha, Christopher Gaigher, moradores de Jardim América, e Matheus Pereira Goulart, de Vila Bethânia. Assim como as garotas do basquete, nenhum deles possui patrocínio.

“A mensagem que tenho para dar a todos que estão iniciando sua carreira no esporte é que nunca desistam de seus sonhos. Principalmente, os atletas daqui de Cariacica, pois a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semesp) está realizando um trabalho muito sério, rendendo frutos nas mais diversas modalidades”, disse o lutador de jiu-jitsu e treinador da equipe, Tuzinho.

Lei de Incentivo ao Esporte

O secretário municipal de Esporte e Lazer, Edvaldo Erlacher, esteve presente à homenagem e relatou que, em outubro de 2015, será aberto o segundo edital de processo seletivo da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte, a Horácio Carlos Rosa. “Estamos em crise, a arrecadação caiu, porém, não deixaremos de lutar pelos direitos dos nossos queridos atletas. Continuaremos avançando na atração de recursos da iniciativa privada, nas capacitações para treinadores e esportistas e na manutenção da verba municipal. Todas essas ações estão sendo realizadas, pois acreditamos nos talentos de Cariacica e que o esporte promove mudanças na vida de quem o pratica”, refletiu Erlacher.