Dia do Estudante é nesta terça

Nesta terça (11) será comemorado o Dia do Estudante. No dia 11 de agosto de 1827, o imperador Dom Pedro I estabeleceu no Brasil os dois primeiros cursos de Ciências Jurídicas e Sociais. Na época, para matricularem-se e frequentarem uma faculdade, os brasileiros precisavam dirigir-se à cidade de Coimbra, em Portugal, onde ficava a instituição mais próxima. Cem anos após a determinação de Dom Pedro I, Celso Gand Ley sugeriu que, além de se festejar o centenário da criação dos cursos, fosse celebrado também o "Dia do Estudante".


Por meio dos conteúdos ministrados pelos professores e pelas tarefas passadas em aula e para casa, os alunos adquirem conhecimentos básicos para um dia formarem-se profissionais nas áreas em que possuem maior afinidade. Assim, sentem-se realizados trabalhando com o que gostam e colaboram para o progresso científico e humano da sociedade.


Conforme o projeto “Meu Pé de Leitura: a árvore dos sonhos”, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Oliveira Castro, é necessário ir a campo para se conhecer os temas debatidos, começar a “plantar” a carreira profissional dentro do colégio e, desse modo, colher um futuro repleto de realizações.


Confira abaixo um depoimento sobre o Dia do Estudante:


IMG_1378 copiar


“A educação é tudo. Com ela consigo entender várias situações no meu cotidiano. Acredito que sem estudo eu não conseguiria arranjar um emprego e, como sonho em ser médica, terei que dedicar-me bastante. Parabéns a todos os estudantes que se dedicam e acreditam que a educação é a base para as mudanças positivas na vida”, afirmou a aluna de 13 anos, do 8º ano da Emef Renascer, Bianca Rodrigues.