Professores e estagiários de Educação Física mais capacitados

Na sexta (7), 20 profissionais da Prefeitura participaram de uma formação sobre primeiros socorros. Ela foi voltada para os professores e estagiários de Educação Física da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semesp), porém, contou ainda com a presença da equipe responsável pelas aulas de zumba, ginástica aeróbica, laboral, funcional e vôlei nos bairros de Cariacica e de colaboradores da Secretaria Municipal de Educação (Seme). A capacitação foi ministrada pelas capitã Fabiane Cruz Pavani e a soldada Mariana Barcelos Coelho, do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo. Elas trataram sobre definições de termos e sintomas relacionados a socorros de urgência e como reagir diante das situações.

O evento foi uma continuação do treinamento que ocorreu de 28 a 30 de junho. Por meio do curso, os profissionais da Semesp tiveram conhecimentos ampliados para elaboração de séries mais agradáveis e de acordo com o público, estendendo o conhecimento para como se deve fazer para evitar lesões em alunos e como avaliar melhor os resultados obtidos. Desde então, os profissionais estão mais preparados para realizarem primeiros socorros e, desse modo, os moradores do município serão beneficiados com mais saúde e bem-estar.

Os alunos tiveram uma aula bem didática com as representantes do Corpo de Bombeiros. Em alguns momentos, para elas explicarem sobre a utilização de aparelhos, eles foram convidados a participar das simulações propostas e, à medida que as observações e perguntas iam sendo feitas, essas eram relacionadas aos tópicos abordados. Confira os depoimentos de quem participou do curso:

SAM_0504 Ralbertz Tadeu dá aulas de ginástica para idosos pela manhã e, de zumba, à noite

"Eu gosto muito de aprender sobre o funcionamento do corpo humano. O curso de primeiros socorros é muito bom e válido para enfrentar situações que escapam do nosso cotidiano. Casos de emergência podem acontecer em qualquer lugar, daí a necessidade dos servidores terem um conhecimento básico sobre os assuntos que foram aqui debatidos", afirmou o instrutor de zumba e professor de Educação Física, Ralbertz Tadeu.

SAM_0502

Aline Vitorino é instrutora de ginástica rítmica com crianças de seis a 10 anos e adolescentes de 11 a 16 anos

"O  curso foi bem importante. Trabalho com ginástica rítmica e dou aula para crianças. Em meu cotidiano, as fraturas e luxações acontecem muito, principalmente, com os alunos de alto rendimento, pois os exercícios que eles realizam são mais pesados. A capacitação foi bem proveitosa porque agora sei como proceder nesses casos", refletiu a professora de ginástica rítmica, Aline Vitorino.

SAM_0500

A soldada Mariana Barcelos Coelho comenta sobre a importância do curso de primeiros socorros

"No dia a dia dos profissionais do esporte, as intercorrências sempre irão acontecer. Quando há uma orientação sobre elas, esses ficam mais calmos e capacitados para realizarem os procedimentos necessários. A iniciativa da Prefeitura é bem legal e, cada vez que ministramos, nós do Corpo de Bombeiros e os públicos tornamo-nos agentes multiplicadores desse conhecimento", disse a soldada Mariana Barcelos Coelho.