Prefeitura de Cariacica lança aplicativo de celular que incentiva economia de água

Neste período de crise hídrica, a Prefeitura de Cariacica inova mais uma vez e lança o aplicativo de celular para incentivar a economia de água. Estimulando ações de conscientização sobre o uso racional dos recursos hídricos aliadas às inovações tecnológicas, o aplicativo integra a campanha “Água Viva”.

Para sensibilizar a população o Projeto “Água Viva” inclui ações para instigar o consumo consciente de água no dia a dia, como o outdoor sustentável que capta água da chuva, campanha no site e nas redes sociais da prefeitura, mutirões ecológicos nos bairros e um aplicativo de controle do consumo de água nas mais diversas atividades diárias.

A Prefeitura de Cariacica é pioneira na criação do aplicativo e a intenção é criar a consciência de economia de água de forma prática e divulgá-lo para a população com ênfase nas escolas municipais para incentivar o jovem, como explica o prefeito Geraldo Luzia Junior.

A tecnologia foi desenvolvida pela agência de publicidade ArtCom. O aplicativo “Água Viva” estima a quantidade de água consumida nas diversas tarefas do dia a dia, como lavar roupa, tomar banho e escovar os dentes. Com o recurso é possível calcular a quantidade de água gasta por minuto de acordo com a atividade desenvolvida.

Os dados para a criação do aplicativo foram coletados pela ArtCom junto às principais agências, secretarias e órgãos que cuidam da questão hídrica em vários estados, como ES, RJ, MG, RS e SP. A partir dos dados do consumo nas atividades, foi criada uma tabela com os valores aproximados da atividade.

Para acessar a ferramenta, o cidadão poderá baixar o aplicativo de maneira fácil e gratuita na loja eletrônica relacionada ao seu aparelho. Usuários de sistemas Android devem procurar na Google Play e usuários do sistema iOS devem buscar na Apple Store, pelo nome “Agua Viva”.

Agora é só baixar o aplicativo e conferir o cronômetro!

cc_0006_15_aplicativo_fluxo2