Conferência aponta diretrizes para que Cariacica avance na Segurança Alimentar e Nutricional

As discussões da 3ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional encerraram-se no dia 28 de maio, mas os benefícios à população de Cariacica virão a médio e longo prazos. Na plenária final, houve uma eleição de delegados para a participação na Conferência Estadual. O encontro acontecerá dos dias 4 a 6 de agosto de 2015. Antes, porém, nos três eixos de discussão foram apontadas diretrizes que auxiliarão o município a planejar as políticas públicas que nortearão a produção de alimentos aliada à educação.

Dentre as propostas aprovadas nas plenárias, discutidas no eixo "Comida de Verdade", foram apontadas como importantes a redução da burocracia em relação a empréstimos aos agricultores familiares e a redução dos impostos da cadeia agrícola, como forma de fomentar essa produção.

Já no eixo "Dinâmicas em Curso, Escolhas Estratégicas e Alcance da Política Pública, foi levantada como sugestão a ampliação da produção de hortas nas escolas municipais, num processo de parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Seme), a Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Economia Solidária (Semapes), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) e a Secretaria Municipal de Saúde (Semus). Hoje já existem algumas em funcionamento que comprovam sua eficácia, podendo aumentar o envolvimento dos responsáveis pelos alunos e da comunidade do entorno.

No terceiro eixo, que tratou do "Fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan)", foi votado como diretriz de desenvolvimento a aplicação de um projeto de compostagem,  com adubação orgânica utilizando resíduos das feiras, além do incentivo ao controle biológico de pragas. Por último sita-se a busca pelo “Direito Humano à Alimentação Adequada” (DHAA) aos povos e comunidades tradicionais, especialmente, aos pescadores artesanais.