'Zé do Riso' realiza show na Casa Porto das Artes Plásticas nesta sexta

Nesta sexta (15), a partir das 11h, acontecerá na Casa Porto das Artes Plásticas, no Centro de Vitória, a apresentação do escritor, humorista, palestrante e estudante de mágica José Fernando Paula Coutinho, mais conhecido como “Zé do Riso”. O show terá duração de uma hora com piadas, mágica e uma peça de teatro de seu personagem “Doutor Psiquiatra”. José acaba de retornar de quatro shows que realizou no Teatro Dulcina, situado no Centro do Rio de Janeiro.


Zé do Riso, ou melhor, José Fernando Paula Coutinho, nasceu em 1961 em Cariacica Sede e mora atualmente no bairro Santo André, em Cariacica. Em seus shows, além do personagem mencionado, ele representa o “Mágico Felicidade” e o “Doutor Psiquiatra”. Já como palestrante, aborda os temas “A Morte Adverte” e “Como Evitar o Stress”.


José Fernando fará 54 anos no dia 27 de maio. O multiprofissional começou a contar piadas em churrascarias, pizzarias e bares em 1984 e, paralelamente, trabalhou no Sistema Transcol por 25 anos. Em 1997 passou por um período de seis meses de depressão, devido a um problema financeiro.


Vinte e um anos depois, em 2008, Zé do Riso foi internado com a pressão alta e, depois dos cuidados médicos, foi liberado para ir para casa. No entanto, ao sair, José sentiu novamente a pressão alterada e foi levado às pressas de volta ao hospital. Permaneceu em observação e, dessa vez, o médico passou uma bateria de exames. Por meio dos resultados, foi constatado que ele havia sofrido um infarto e um acidente vascular cerebral (AVC). O profissional que o atendeu disse à sua ex-esposa que o jeito dele encarar a vida o salvou e que nunca havia visto alguém tão controlado diante de uma situação grave como aquela.


O susto e sua posterior recuperação fizeram com que José repensasse seus caminhos. Cinco anos mais tarde, em 2013, saiu do Sistema Transcol e, desde então, resolveu trabalhar apenas como artista e palestrante. “Alguém pode me perguntar como é ver a morte à sua frente e a minha resposta é: depende do que você fala para si próprio. Quando a pessoa diz agora vou, agora estou indo, a morte ganha a batalha. Acredito que a minha felicidade e vontade de viver me salvaram e continuarão me salvando por vários anos”, afirmou José Fernando Paula Coutinho, o Zé do Riso.


Serviço
Show de Zé do Riso com piadas, mágica e peça de teatro
Quando: Sexta (15)
Horário: A partir das 11h
Endereço: Casa Porto das Artes Plásticas - Praça Manoel Silvino Monjardim, Centro de Vitória. Onde funcionava a Capitania dos Portos.