Eficácia da geomanta é comprovada e alegra moradores

Com a chuva que caiu recentemente na Grande Vitória, a geomanta de Cariacica foi mas uma vez testada. Depois de um período de estiagem, a tecnologia utilizada no combate contra os deslizamentos de terra mostrou a que veio. A população do entorno se sente mais segura.




Dona Ester

Dona Ester de Jesus Rogério, 57 anos, moradora do bairro há 30 anos, aprova a eficácia da geomanta


É o que testemunha dona Ester de Jesus Rogério, 57 anos, moradora do bairro há 30 anos. “Quando chovia ficávamos muito preocupados, com medo das casas desabarem. Mas, com a geomanta, ficou muito bom. Agora que começou a chover vim aqui ver. A água escorre e não cai mais o lamaçal. Podemos dormir despreocupados”, afirma.


Cariacica é o único município capixaba que utiliza a geomanta, com quatro bairros atendidos: Porto de Santana, Itanguá, Bandeirantes e Nova Canaã, onde o serviço de instalação está em andamento.


O serviço começou a ser realizado no município em novembro de 2014 e a tecnologia é aplicada pela empresa TDC Construções Ltda, que tem a cidade do Recife como modelo desde 2013.


Custo benefício
O material é mais barato que a construção de um muro de arrimo em concreto armado. Um muro com 6 metros de altura, por exemplo, custa R$ 7,5 mil, enquanto que a aplicação da geomanta custa apenas R$ 900.


Procedimento
Após limpeza e regularização do terreno é feito instalação da geomanta, um composto do PVC que é mais resistente, impermeável e durável que a lona plástica. Além de ter proteção contra raios UVA e UVB. O passo seguinte é a proteção mecânica, que consiste no jateamento com uma argamassa. Por fim, pinta-se toda a superfície de verde para melhorar a aparência.


Cuidados
O procedimento é eficaz, mas os moradores precisam colaborar com a preservação da área que garantirá a durabilidade da obra. São eles: não jogar materiais perfurantes, não sujar a encosta protegida ou fazer escavações, pois irá danificar o material. Portanto, os moradores não devem utilizar o espaço para fazer o descarte irregular de lixo e nem construir ou fazer ampliações das residências. Caso contrário, o solo não ficará protegido da água das chuvas, podendo oferecer risco a moradores que moram próximo à encosta.


O morador que notar intervenções irregulares na área de proteção deve acionar a Defesa Civil, por meio dos telefones 3346-6111 ou 3346-6112. A denúncia pode ser anônima.