'Dia Nacional do Livro Infantil' celebrado com atividades na Secretaria de Educação

O dia 18 de abril foi instituído como o "Dia Nacional do Livro Infantil", data de nascimento do escritor Monteiro Lobato. “Um país se faz com homens e com livros”. Essa frase, criada por Lobato, demonstra a valorização que ele dava à leitura e sua forte influência no mundo literário. Valorizando a data, a Secretaria Municipal de Cariacica, por meio da Gerência de Educação Integrada, promoveu nesta sexta (17) uma “oficina de idéias” para os monitores do programa "Mais Educação".


A abertura contou com a participação da bibliotecária Vânia Célia de Oliveira caracterizada como “Emília”, boneca de pano criada por Monteiro Lobato, que deu ao evento um colorido, presenteando cada participante com um marca página, o motivo era também celebrar do Dia Nacional do Livro Infantil.

Participaram cerca de 90 profissionais do programa "Mais Educação", entre coordenadores e monitores que atuam nas oficinas de "Acompanhamento Pedagógico", brinquedoteca, organização de clubes de leitura e história em quadrinhos.

O evento foi o primeiro de seis formações organizadas pela Gerência de Educação Integrada para atender a todos os monitores e foi conduzido pela professora especialista Jamili Mathias.

Leia os depoimentos das profissionais envolvidas no projeto:

Flávia Mendes, gerente de Educação Integrada: "Nosso objetivo com a Oficina de Ideias é indicar algumas alternativas para os problemas que surgem no cotidiano da Educação Integral nas escolas, além de propor um formato a ser adequado por cada escola com vias a um desenvolvimento pedagógico dentro da perspectiva de induzir a educação integral. No final, esperamos poder instruir nossos monitores de forma a fortalecer ainda mais o Programa Mais Educação como ferramenta eficiente voltada para a evolução do aprendizado".

Marcela Siqueira, coordenadora municipal do Programa Mais Educação: "As formações para os monitores do Programa Mais Educação fazem parte das estratégias pensadas para melhor desenvolver as oficinas do programa no município de Cariacica. Ainda teremos os monitores de esporte e lazer, dança, canto coral, teatro e meio ambiente. Temos muitos desafios e sabemos que, no dia a dia, cada monitor irá se deparar com aspectos inusitados, porém esperamos que, com as técnicas sugeridas, eles consigam vencer tais desafios, desenvolvendo práticas pedagógicas e buscando o melhoramento do processo de ensino e aprendizagem".

Jamili Mathias, palestrante: "Os monitores do Programa Mais Educação são um público ávido por informações, a grande maioria ainda está cursando o ensino superior, o que aumenta ainda mais a responsabilidade em atingir as expectativas. Na Oficina de Ideias, buscamos oportunizar, aos monitores do programa, o conhecimento e a vivência de diferentes práticas pedagógicas, visando ampliar as possibilidades desses profissionais em melhorar o aprendizado".