Alunos da Emef Oliveira Castro ‘plantam’ sonhos para 2025

Durante esta semana, a oficina “Meu Pé de Leitura: a árvore dos sonhos”, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Oliveira Castro, em Itaquari, chamou atenção para os sonhos projetados. Os alunos produziram redações com o tema “Como espero estar em 2025”, colocaram em garrafas de vidro e participaram de um ato simbólico de “plantação dos sonhos” na área verde do colégio, o “Jardim das Oliveiras”.


Os colaboradores da Emef e os estudantes serão convidados a se reencontrarem no mesmo local, daqui a dez anos, ou seja, em 2025, para constatarem se seus desejos tornaram realidade. O objetivo da iniciativa é despertar a importância da dedicação e do estudo para o sucesso em todas as áreas da vida.


No jardim também ficarão expostas todas as atividades que serão desenvolvidas em 2015 nas aulas de Língua Portuguesa e Geografia, com o apoio da direção e da equipe da biblioteca.


A oficina só se tornou possível graças ao trabalho em conjunto da coordenadora do “Meu Pé de Leitura”, a professora de Português Poliana Coan, da bibliotecária Conceição Ferreira e da professora de Geografia, Mary Raimundo Silva.




Da esquerda para a direita: a coordenadora do “Meu pé de leitura", Poliana Coan, a bibliotecária Conceição Ferreira e professora de Geografia, Mary Raimundo Silva.

Da esquerda para a direita: a coordenadora do “Meu pé de leitura", Poliana Coan, a bibliotecária Conceição Ferreira e a professora de Geografia, Mary Raimundo Silva


“Baseei-me em um trabalho semelhante que assisti na televisão, em que alunos escreviam textos sobre como queriam estar após 10 anos. O professor que orientava a atividade acabou falecendo, porém, sua filha deu continuidade e conseguiu fazer o reencontro dos alunos com a equipe daquela escola. A partir dessa idéia, Conceição, Mary e eu criamos o “Meu Pé de Leitura”, quando percebemos que os alunos do 6º ano não possuíam grandes objetivos na vida e não se davam conta do que a Emef poderia oferecer para melhorar o futuro deles, da família e da comunidade em que vivem”, afirma a coordenadora do evento e professora de Português, Poliana Coan.




Renan Alves,  de 12 anos, sonha com um futuro melhor em 2025


“Acho que o Meu Pé de Leitura ajudará muito os alunos, pois vários estão passando por dificuldades na hora de ler”, avalia o estudante do 6º ano, Renan Alves.


Por meio do projeto, os alunos puderam ainda conhecer parte do acervo de livros da biblioteca e recitaram poesias de Clarice Lispector, escritora que inspirou a oficina. Dois alunos leram poesias de própria autoria sobre o meio ambiente e a qualidade de vida na escola, como também dos sonhos da adolescência.