Começa nesta segunda último período de andada do caranguejo-uçá

Inicia nesta segunda (6) o último período de andada do caranguejo-uçá. Durante o período que se estende até o dia 12, domingo, a captura, a manutenção em cativeiro, o transporte, o armazenamento e a comercialização, bem como das partes isoladas (quelas, pinças, garras ou desfiado) estão permanentemente proibidos. A proposta está prevista na portaria 001-R, de 15 de janeiro de 2015, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama).

A determinação pretende realizar um controle de ações criminais contra o caranguejo nos períodos de acasalamento e reprodução do crustáceo, fases em que estão mais suscetíveis à captura. A ação legitima o período de andada garantindo a reposição natural do animal, que busca sensibilizar e orientar catadores e comerciantes quanto à relevância de preservar a espécie.

image3

Órgãos competentes realizam constantes ações de fiscalização em manguezais e feiras do município

Fiscalização

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente em conjunto com o Iema (Instituto Estadual de Meio Ambiente) realizaram, durante o último período de andada, no dia 26 de março, uma fiscalização nos manguezais e feiras livres dos bairros Porto Santana, Itanguá, Flexal I e II, Porto das Pedras, Alto Lage, Cariacica Sede e Bela Aurora.

Foram aprendidos cerca de 200 caranguejos. Os órgãos competentes continuarão realizando fiscalizações nas áreas de mangues, feiras livres, restaurantes e também por meio de denúncias.

Quem for flagrado capturando ou comercializando caranguejo durante os períodos de andada estará sujeito às penalidades e sanções previstas na lei 9.605/1998, conforme o regulamento e normas aplicáveis.

Para denunciar, entre em contato:

Secretaria Municipal de Meio Ambiente: 3354-5860

Polícia Ambiental: 3636-0173