Emef Martim Lutero fica em 4º lugar no Ideb

A Emef Martim Lutero atingiu nota máxima (100) no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e ficou em 4º lugar dentre as escolas municipais de Cariacica. Ela conta com 100% dos professores com formação superior de licenciatura na mesma área da disciplina que lecionam. A avaliação é feita de dois em dois anos e é relativa a 2013.

O colégio, que fica situado no bairro Flexal II, possui 73 colaboradores. São 45 professores MaPA (séries iniciais e educação infantil) e MaPB (6º ao 9º ano do ensino fundamental) em três turnos, quatro secretárias, dois professores de Informática, seis pedagogos, seis auxiliares de serviços gerais, seis cozinheiras e quatro porteiros. Atualmente a escola atende 799 alunos do 1º ao 9º ano, nos turnos matutino e vespertino e estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no horário noturno.

A premiação obtida pela Martim Lutero foi criada em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e leva em conta dois conceitos: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. Dentre os tópicos levados em consideração, estão a qualidade dos professores e a taxa de evasão escolar.

Conheça abaixo os principais projetos que levaram a Emef Martim Lutero a ficar em 4º lugar no Ideb:

Acolhimentos dos Alunos: O objetivo da iniciativa é criar situações em que o aluno se integre ou reintegre ao ambiente escolar (nos casos de evasão). As ferramentas utilizadas são: gincanas, jogos, socialização por meio do mundo virtual nas aulas de informática e vídeos que abordam a importância da integração da família à escola e da necessidade de o estudante reconhecer que a Emef pertence a ele e que, portanto, deverá preservá-la.

Projeto da Leitura: Tem como principais metas: despertar o prazer da leitura, aguçar o potencial cognitivo e criativo do aluno, desenvolver o vocabulário, possibilitar o acesso a diversos tipos de leitura e estimular o desejo por novas, exercitar a fantasia e a imaginação dos estudantes, dar espaço à produções orais e escritas, trabalhando, inclusive, a linguagem da internet para garantir a formação crítica e emancipadora.

Águas: Objetiva contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem sobre as realidades presentes no mundo. Atualmente, tem-se trabalhado no projeto a escassez de água e o equilíbrio do planeta por meio da preservação dos recursos naturais. São abordados temas como aproveitamento da água na escola e nas comunidades e formas corretas de utilizá-la.

Gincana Pedagógica: Parte do pressuposto de que o aluno é o protagonista de suas ações e que elas proporcionam a construção do conhecimento. Por meio da iniciativa, pretende-se divulgar saberes de forma lúdica e prazerosa, com atividades em grupos que trabalham as relações interpessoais e a autoestima.

IMG_9572 copiar

Maria Luiza Sarmento da Silva e sua neta Yasmin Carriço Barros, do 6º ano da Emef Martim Lutero

"Meu marido, meus três filhos e eu estudamos aqui e atualmente a minha neta está na Emef. Tenho percebido o crescimento dos professores, que são excelentes. Eles procuram sempre inovar para um melhor aprendizado dos alunos. A escola possui sala de informática, biblioteca, banda marcial e o projeto Acordes. O Acordes é uma parceria entre a Prefeitura de Cariacica e a ArcelorMittal, na qual os alunos participam de uma orquestra, tocando flauta e violino. Minha neta está na Banda Marcial e no projeto Acordes. Tudo que a escola oferece eu procuro inseri-la", afirma Maria Luiza Sarmento da Silva, agente comunitária de saúde, moradora de Flexal II.

"Gosto daqui. A merenda é boa e os professores são muito participativos. Realizam exposições de nossas pesquisas e visitas a museus. As aulas de informática vêm também ajudando os estudantes no aprendizado", relata Yasmin Carriço Barros, do 6º ano da Emef Martim Lutero, de 12 anos.

IMG_9586 copiar

Fábia Cristina Soares de Souza, diretora da EMEF Martim Lutero, e Manoel Flavio Ribeiro Duarte, vice-diretor

"É uma equipe muito coesa, comprometida com seu trabalho, qualificada e que acredita no potencial dos alunos. Trabalhamos a autoestima deles coletiva e individualmente, além do papel da família e o senso crítico, para que eles percebam a realidade em que vivem e, conscientes de seus direitos e deveres, possam atuar diretamente sobre as demandas da sociedade", diz Fábia Cristina Soares de Souza, diretora da Emef Martim Lutero.

"Acredito que os motivos da Emef ter atingido o índice são a equipe pedagógica, as iniciativas desenvolvidas e o compromisso dos professores, que abraçaram a causa de mudar o panorama da escola. A Martim Lutero fica situada em uma área de alta vulnerabilidade social. Notamos que o ambiente começou a ser modificado, à medida que nossos projetos foram colocados em prática por meio de conteúdos interdisciplinares", reflete Manoel Flavio Ribeiro Duarte, vice-diretor da Martim Lutero.

Leia a série completa:

Emef Orlando Moreira de Lima mostra como conseguir nota máxima no Ideb

Emef Manoel Pedro Rocha é nota máxima no Ideb 2015

Seis escolas de Cariacica se destacam em pesquisa nacional

EMEF Álvaro Armeloni é primeiro lugar no Ideb 2015 em Cariacica

EMEF Angelo Zani é destaque no Ideb