Dia Mundial da Água: Cariacica realiza ações para consumo racional

Diante da importância dos recursos hídricos para a sobrevivência humana, o Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU). Celebrado no dia 22 de março, próximo domingo, a data serve para reforçar a necessidade de se preservar tal recurso, pois apenas 0,5% da água disponível no planeta está pronta para o consumo. Assim, tornam-se urgentes ações contra o desperdício, com consumo racional da água.

A falta de chuvas em períodos recorrentes reforça o cenário da deficiência deste recurso nos municípios do Espírito Santo, acarretando impactos sobre os mananciais e no nível dos rios. Adotando medidas para a recuperação hídrica no Estado, o prefeito Geraldo Luzia Júnior participou nesta sexta (20) de um evento no Palácio Anchieta com o governador do Estado Paulo Hartung e demais dirigentes municipais. A intenção é fortificar o apoio para a recuperação ambiental.

Adotando uma gestão consciente quanto ao uso dos recursos hídricos, a Prefeitura de Cariacica já realizou o seminário “Preservação e Uso Racional dos Recursos Hídricos da Grande Vitória” pluralizando as discussões para manutenção e uso consciente dos recursos naturais. A Prefeitura implantou, como principal medida, uma redução de 20% do consumo de água e energia nos prédios públicos municipais.

A ação, no entanto, deve envolver todos os munícipes. Mais que medidas da instituição para a redução do consumo de água, depende de cada cidadão adotar mudanças simples, mas que podem auxiliar na preservação dos recursos hídricos. Atitudes como manter a torneira fechada enquanto ensaboa a louça e escova os dentes e utilizar a vassoura na limpeza de calçadas, economizam muitos litros de água.

Palestra

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, a Prefeitura Municipal de Cariacica, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, vai realizar uma palestra com o tema “Água: Bem Usar para não Faltar”. O evento será na próxima sexta (27), a partir das 10h, no auditório da PMC. O objetivo principal é orientar e conscientizar a população para a adoção de atitudes responsáveis com o meio ambiente e de medidas para a redução no consumo de água.

A palestra, voltada para os servidores públicos do município, será ministrada pelo ambientalista e professor de gestão ambiental, Elio de Castro Paulino, que reportará a importância de se cuidar da água, traçando um panorama da bacia hidrográfica dos rios localizados em Cariacica e das responsabilidades do uso do recurso hídrico. As inscrições para participar da palestra devem ser feitas pelo email: educacaoambiental@cariacica.es.gov.br. Fique atento, pois as vagas são limitadas!

Convite - Palestra

Serviço:

Palestra em comemoração ao Dia Mundial da Água

Tema: “Água: Bem usar para não faltar”
Data: 27 de março (sexta)
Horário: Das 10h às 11h e das 14h às 15h.
Local: Auditório da Prefeitura Municipal de Cariacica

Inscrições: educacaoambiental@cariacica.es.gov.br