Emef Álvaro Armeloni é primeiro lugar no Ideb 2015 em Cariacica

A EMEF Álvaro Armeloni atingiu a nota máxima (100) no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2015 e ficou em primeiro lugar dentre as escolas municipais de Cariacica. A avaliação é feita de dois em dois anos e é relativa a 2013. O maior diferencial da EMEF é a busca constante de sua equipe por capacitação através de cursos e formações.

A maioria das formações que os colaboradores participam é oferecida pela Secretaria Municipal de Educação (Seme). Todos os professores do 1º ao 3º ano estão inseridos também no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), programa desenvolvido pelo Governo Federal.

A instituição de ensino tem o apoio também de outros programas federais, como o "Mais Educação", aulas de reforço, recreação, esporte e lazer e brinquedoteca, "Escola Aberta", reforço escolar e aulas de capoeira, futebol de salão, dança, violão, corte e costura e artesanato e ainda o "Mais Cultura", aulas de teatro. Desse modo, a equipe aperfeiçoa ainda mais as práticas pedagógicas em sala de aula.

A escola possui 14 turmas de ensino fundamental, do 1º ao 5º ano. Em 2015, a instituição está atendendo quatro turmas da Educação Infantil, sendo duas do turno matutino e duas do vespertino. Os alunos assistidos são da faixa etária de quatro e cinco anos. Esses estudantes estavam matriculados no CMEI Erenita Rodrigues Trancoso e, a pedido da Seme, estão sob responsabilidade da EMEF, devido ao maior espaço no local para atender a demanda.

A Álvaro Armeloni possui 48 colaboradores: 18 professores regentes (que ficam em sala de aula); sete professores de área (Arte e Educação Física); duas professoras inclusivas (que atendem alunos com necessidades especiais); três coordenadores, duas pedagogas; cinco auxiliares de serviços gerais; três merendeiras; quatro porteiros; duas secretárias e um bibliotecário.

Conheça abaixo os principais projetos e subprojetos que levaram a EMEF a alcançar o primeiro lugar no Ideb 2015:

Projeto Institucional “Viajando na Leitura”: foi criado em 2013 e possui como objetivo desenvolver a proposta do PNAIC, de atingir, ao término do 3º ano, o índice de 100% dos alunos alfabetizados. Dentre outras estratégias, são utilizadas: contação de histórias; “maleta da leitura” (leitura e interpretação compartilhadas com a família) e leitura e interpretação de vários gêneros textuais (jornais, receitas, histórias em quadrinhos, bulas de remédio, contas de água e luz).

Em algumas situações, essas atividades são realizadas em ambientes fora da sala de aula, tais como: laboratório de informática, biblioteca, sala de vídeo, pátio e refeitório. Nas aulas de Artes, os alunos fazem desenhos, pinturas, leituras imagéticas, coreografias (textos musicais) e dramatização de histórias. Nas de Educação Física, participam de jogos e brincadeiras pedagógicos, que exigem do estudante leitura, interpretação, concentração e disciplina.

Recreio dirigido: momento em que são oferecidos brinquedos como pula-corda, quebra-cabeças, mesas de pingue pongue e bola de futebol. O objetivo dessa ação é manter os alunos concentrados, a fim de que se evitem agressões verbais e físicas. Com essa iniciativa, foi constatado que o índice de violência entre os estudantes diminuiu.

Plantão Pedagógico: antes do conselho de classe, são feitas reuniões trimestrais com os pais sob o formato de “plantão pedagógico”. Nesses encontros, o professor atende individualmente o pai ou o responsável juntamente com o aluno, expondo o rendimento escolar.

Datas comemorativas (subprojetos): nas datas comemorativas, os alunos realizam apresentações com a presença dos pais.

EMEF é bem avaliada por pais e alunos

“Minhas filhas começaram a estudar aqui em 2015. A caçula, Ariadne, já estava matriculada no 1º ano e, para deixá-la junta da Amanda, a mais velha, que está no 5º ano, optei pela transferência. Não me arrependo. Os profissionais do Álvaro Armeloni são de fácil acesso e não tenho dificuldades para resolver assuntos na secretaria. Amanda faz aulas de teatro e, a princípio, teve dificuldades em conciliar as atividades de sala com os ensaios. Vendo a situação, a escola decidiu combinar com os professores que davam atividades durante os ensaios a deixarem-na fazer os exercícios em casa. Desse modo, ela pôde continuar a atuar, sem prejuízo para o desempenho dela na sala”, conta a estudante Elisângela Costa.

“Eu acho a escola muito boa. A merenda é gostosa, os professores são legais e ensinam bem. Adoro o teatro e as brincadeiras da Educação Física. Além disso, a EMEF é bem limpa”, diz a aluna do 3º ano, Emilyn Lopes do Nascimento, de 8 anos.

Conexão entre as ações e a equipe são a chave do sucesso

Genilda Subtil, diretora da EMEF Álvaro Armeloni

“Acredito que a integração entre os projetos e subprojetos da EMEF é a explicação para o sucesso da equipe e a razão de termos atingido esse nível de qualidade, que culminou com a nota máxima no Ideb 2015", afirma a diretora da EMEF Álvaro Armeloni, Genilda Subtil.

Série Escola Premiada:

Seis escolas municipais de ensino fundamental de Cariacica (EMEFs) se destacaram na última edição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Essas seis escolas contam com 100% dos professores com formação superior de licenciatura na mesma área da disciplina que lecionam. São elas: Álvaro Armeloni (bairro Oriente), Angelo Zani (bairro Mucuri), Manoel Pedro Rocha (bairro São Francisco), Martim Lutero (bairro Flexal II), Olivino Rocha (bairro São João Batista) e Orlando Moreira de Lima (bairro Itapemirim). Dentre todos os municípios da Grande Vitória, Cariacica é o que teve mais escolas que atingiram nota 100 no Ideb: seis municipais e uma estadual.