Comerciantes recebem orientações quanto ao pescado e palmito

“Semana Santa: Cuidados com Pescado e Palmito” foi o tema da palestra que aconteceu nesta quarta (18), no auditório da Prefeitura Municipal de Cariacica. Com presença de supermercadistas e comerciantes do município, o evento garantiu o conhecimento para o correto manuseio e comercialização dos produtos, com orientações para evitar prejuízos à saúde do consumidor.

Com a proximidade da Semana Santa, a procura por esses produtos tende a aumentar e reforça a preocupação com a conservação. Observar as condições de higienização e manuseio dos produtos é um cuidado essencial na hora da compra. A ingestão de palmito sem procedência, ou sem algum tipo de controle adequado, pode causar danos à saúde do consumidor, como o botulismo, que pode provocar lesões e até mesmo a morte. Para os casos de conservas caseiras há ainda o risco de intoxicação. A atenção, portanto, deve ser reforçada!

IMG_7282 copiar

Colaboradores da Vigilância Sanitária de Cariacica.

A equipe da Coordenação de Vigilância Sanitária do município direcionou os comerciantes com orientações, tirando dúvidas quanto à comercialização do palmito in natura e também quanto ao acondicionamento do pescado. Na oportunidade, o médico veterinário da Vigilância Municipal, Bruno Machado, e a nutricionista Fernanda Rodrigues reforçaram a relevância dos estabelecimentos e comerciantes autônomos na correta comercialização, atendendo as exigências dos órgãos responsáveis.

Para garantir o transporte, manejo e conservação apropriados, a Vigilância Sanitária irá atuar de forma intensiva na fiscalização, identificando possíveis irregularidades. A fiscalização ainda atuará por meio de denúncias de comercialização de produtos que comprometam a saúde do consumidor.

Orientações para a comercialização do palmito in natura:

- Manter o produto em local limpo e fresco.

- Separar um local adequado para o armazenamento de cascas e outros resíduos.

- Os utensílios devem estar em bom estado de conservação.

- O comerciante deve apresentar a documentação de liberação de distribuição do produto emitida pelos órgãos responsáveis, caso contrário, o produto pode ser recolhido.

Orientações para o acondicionamento do pescado:

- Pescado fresco: É necessário que o produto esteja praticamente todo coberto por gelo.

- Pescado refrigerado: É preciso manter a temperatura entre -0,5°C e -2°C.

- Pescado Congelado: É ideal que a temperatura de acondicionamento esteja em até -25°C.

Serviço:

Vigilância Sanitária
Endereço: Avenida Brasil, n°38 , Jardim América.