Produtores participam de curso para processamento de pescado

IMG_7115 copiar

Piscicultores da área rural do município aprendem na prática o processamento de pescado

Os criadores de peixe da área rural de Cariacica participam de um curso de processamento de pescado com ênfase na culinária da tilápia. Dessa forma, os produtores recebem instruções técnicas e práticas para o aproveitamento do peixe, conseguindo retirar outros subprodutos.

Com duas turmas, sendo dez alunos por etapa e 24h de aprendizado, o conteúdo abrange procedimentos técnicos para o manuseio do produto. Agregando valor ao beneficiamento e comercialização do pescado, os principais objetivos envolvem o fortalecimento da cadeia produtiva de pesca, aproveitamento das partes do peixe, além do aumento da renda dos piscicultores. A carcaça, que antes era jogada fora, agora é reaproveitada pelos produtores, que aprendem a retirar subprodutos do peixe como linguiça, quibe e almôndega.

O curso é uma parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem (Senar) com a Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Economia Solidária (Semapes), sendo realizado na região de Roda D’Água, dividido em duas equipes.

A conclusão da primeira turma será no dia 18 de março, sendo que a segunda turma terá aulas do dia 19 ao dia 21 deste mês. A capacitação é ministrada pelo instrutor do Senar, Fabiano Giori, que ressalta o estímulo ao cultivo e o aumento da renda com  a produção de pescado.

Retorno positivo

IMG_7119 copiar

Wellington Gomes de Oliveira, criador de peixes de Roda D’Água

Um dos produtores que participa da primeira turma é Wellington Gomes de Oliveira, que trabalha há seis anos com piscicultura e consegue um retorno positivo com o investimento no pescado, entregando cerca de 500 quilos por mês. Com planos para instalar um mini restaurante, Wellington acredita que, com a capacitação, irá conseguir valorizar o produto, promovendo um aumento da produção, com reaproveitando de todas as partes do peixe.

"Além de aumentar a renda com o que antes seria lixo, ou seja, a carcaça do peixe, o conhecimento adquirido no curso gera aumento da autoestima para trabalhar e investir na produção do pescado", avalia o criador de peixes Wellington Gomes de Oliveira.

O Secretário Municipal de Agricultura, Carlos Cesquim, reforça a importância da capacitação para a manipulação do pescado. Segundo ele, é uma forma de implementar e aperfeiçoar a atividade de piscicultura nas propriedades. Outro destaque citado é o fortalecimento da cadeia produtiva, com estímulo à prática da piscicultura em Cariacica.