Pais, alunos e agentes de trânsito podem fazer a diferença nas ruas

O trânsito fica mais intenso perto das escolas nos horários de entrada e saída, conhecidos como horários de pico. Assim, é preciso aumentar os cuidados na hora de deixar o filho na escola. Pais, responsáveis e alunos devem dar a devida atenção ao assunto por se tratar da segurança de si próprio e de seus filhos.




IMG_5375 copiar

Flávia Moraes, 37 anos, ensina seu filho Enzo Faé, 5, a respeitar a sinalização de trânsito


Esse exemplo é seguido por Flávia Moraes, 37 anos, e seu filho Enzo Faé, 5. “A sinalização é importante, mas não adianta se não houver a educação das crianças. Por isso, tento ensinar da melhor forma possível ao Enzo. Ele já está bem esperto na hora de atravessar a rua, atento e respeitando a sinalização”, revela.


"O assunto é muito sério, a gente conta com a conscientização de pais e alunos no sentido de garantir a segurança e o comportamento seguro no trânsito", explica o coordenador de Educação no Trânsito, Leonardo Folador.


IMG_5373 copiarEventualmente, os agentes de trânsito atuam em frente às unidades de ensino. Eles orientam os motoristas dos transportes escolares, bem como os pais e responsáveis. O trabalho é pontual e visa ampliar a cidadania e a consciência dos moradores de Cariacica. “Só com a colaboração de todos é que se constrói uma cidade melhor”, salienta Folador.


Dentre as principais infrações cometidas estão a parada em fila dupla, o desembarque em lugar errado e não atravessar na faixa. “Tudo isso é orientado tanto pelos professores quanto pelos agentes de trânsito. Infelizmente, alguns motoristas somente respeitam as regras quando os agentes estão por perto. A falta de respeito ainda é grande", observa Jaqueline Justo, 37 anos, moradora de Campo Grande.