Ouvidoria-Geral de Cariacica registra aumento das demandas pela população

Utilizando os diversos canais de acesso da administração pública, a Ouvidoria-Geral de Cariacica registrou, de janeiro de 2015 até 23 de fevereiro, aumento de 200% das demandas em relação ao mesmo período do ano passado. Como um canal de mediação com os órgãos e entidades do Poder Executivo Municipal, o morador pode encaminhar sugestões, reclamações ou denúncias aos serviços prestados.

Foram 220 demandas atendidas no período citado, divididas em reclamações, denúncias, elogios e informações. Desse total, quase 30% são reclamações sobre limpeza pública, tapa-buraco, disque-silêncio e fumacê. Informações sobre os serviços prestados pela prefeitura abrangem 68% das demandas.

Dentre os principais fatores relacionados ao aumento no atendimento está a intensificação da divulgação e na comunicação. Outro fator é a facilidade para acessar as diversas opções de canais de ouvidoria disponíveis: presencial, telefone, e-mail, site da Prefeitura e pelo Portal Cariacica. O aplicativo “Portal Cariacica” para dispositivos móveis, como smartphones e tablets, tem uma interface e, na opção “Ouvidoria”, é possível acessar seis funções: solicitações, denúncias, reclamações, dúvidas, elogios e sugestões.

No procedimento de atendimento, depois de notificada, a demanda gera um protocolo, que será encaminhado à secretaria pertinente, a fim de solucionar o problema e oferecer um parecer ao cidadão em um prazo de até 30 dias para uma resposta oficial. O serviço de Ouvidoria garante ao cidadão uma resposta clara e objetiva, com sigilo e descrição quanto ao conteúdo das manifestações.

O Secretário Municipal de Controle e Transparência, Eliezer Soares Rocha Junior, associa esse crescimento com a maior divulgação dos canais de interação com o munícipe. Dessa forma, a população está procurando se informar e cobrar mais do órgão municipal, conseguindo maior transparência nos procedimentos.

Opções para entrar em contato com a Ouvidoria:

. Presencial: não é necessário marcar horário. Há um Ouvidor-Geral e uma servidora para atender as demandas.

. Telefone: 3354-5847

. E-mail: ouvidoria@cariacica.es.gov.br

. Aplicativo “Portal Cariacica”, opção “Ouvidoria”: para celulares com sistemas operacionais iOS ou Android.

. Site da Prefeitura Municipal de Cariacica: ícone do menu no rodapé da página principal.

Mais informações:

Secretaria de Controle e Transparência (Semcont)

Horário de funcionamento: 8h às  17h.