Comercialização e captura do caranguejo uçá liberadas a partir de quinta (12)

FiscalizaçãoA partir desta quinta (12) está liberada a captura e a comercialização do caranguejo uçá. A medida, no entanto, se estende até o dia 19 de fevereiro, já que no dia 20 (sexta) inicia mais uma fase da segunda andada do crustáceo. A ação de proteção da espécie legitima o período de defeso garantindo a reposição do crustáceo.

Durante o período de andada, a prefeitura de Cariacica, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realiza medidas de fiscalização com o controle de ações criminais que afetam o equilíbrio do ecossistema. Nesses períodos, o caranguejo sai da toca para se acasalar e reproduzir, estando mais vulnerável à captura.

Dentre as ações, a equipe de fiscalização realizou uma ação no dia sete de fevereiro (sábado) em duas feiras livres: Jardim América e Porto de Santana, mas nenhum caranguejo foi apreendido. No entanto, o coordenador de Fiscalização, Oswaldo Prudêncio, ressalta que as ações continuarão sendo realizadas, de acordo com as datas da andada do caranguejo uçá, com o objetivo de garantir a recomposição dos estoques naturais destes crustáceos.

Quem for flagrado capturando ou comercializando caranguejo durante os períodos de andada estarão sujeitos às penalidades e sanções previstas na lei 9.605/1998, conforme o regulamento e normas aplicáveis.

Períodos de andada (defeso) do caranguejo uçá:
1° Período: de 22/01 a 28/01
2° Período: de 05/02 a 11/02 e de 20/02 a 26/02
3° Período: de 07/03 a 13/03 e de 22/03 a 28/03
4° Período: de 06/04 a 12/04

Para denunciar, entre em contato:

Secretaria Municipal de Meio Ambiente: 3354-5860

Polícia Ambiental: 3636-0173