‘Semana Pré-Carnaval’ orienta moradores de Bela Aurora sobre DSTs

A unidade de saúde do bairro Bela Aurora convida todos os moradores da região para a "Semana Pré-Carnaval". A iniciativa é da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e objetiva educar, por meio de vídeos e palestras, os foliões quanto às doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). A programação será durante os dias 9, 10, 11, 12 e 13 de fevereiro, sempre das 8h às 16h, com repetições dos temas de duas em duas horas.


O encerramento será no dia 13, no auditório da unidade de saúde, com apresentação do "Grupo de Idosos e de Saúde Mental". Haverá ainda um "Café com Prosa", espaço dedicado à interatividade entre colaboradores e população, para esclarecimento de dúvidas sobre saúde e DSTs. A expectativa de público é de aproximadamente duas mil pessoas durante toda a semana e serão distribuídas cerca de 20 mil preservativos para adultos e quatro mil para adolescentes.


Estimativas do Ministério da Saúde indicam que as seis DSTs mais comuns na população brasileira são: a clamídia, seguida da gonorreia, da sífilis, do HPV, do herpes genital e, por fim, a Aids.


Tão importante quanto à prevenção é saber identificar quando o corpo apresenta sinais de anormalidade. Quanto mais cedo forem identificadas, melhores podem ser os resultados no tratamento de DSTs. Feridas, corrimentos, bolhas e verrugas são manifestações comuns, que podem ser causadas por vírus, fungos e bactérias. Algumas doenças apresentam sintomas periódicos, dando falsa sensação de melhora ao paciente.


Outros males não desenvolvem reações orgânicas comuns ao organismo, principalmente em mulheres. Nessas situações, em caso de relação sexual sem uso de camisinha, o ideal é realizar consultas periódicas com o médico. As DSTs também podem ocorrer por transmissão vertical, quando a mãe infecta o bebê durante a gravidez ou durante o parto, o que pode causar interrupção espontânea da gestação ou graves lesões ao feto. A transmissão também pode se dar por transfusão de sangue contaminado ou compartilhamento de seringas e agulhas, principalmente no uso de drogas injetáveis.


Serviço:


Unidade de saúde do bairro Bela Aurora


Endereço: Rua Jardim América, S/Nº, Bela Aurora.


Telefone: 3346-6561


Leia também:


Campanha contra Aids em blocos de Cariacica


Campanha de combate à Aids pede prevenção neste Carnaval


Seis coisas que você precisa saber sobre as DSTs