Volta às aulas nesta terça (3) nas escolas municipais

As aulas nas escolas municipais de Cariacica terão início nesta terça (3) para todos os alunos dos Centros de Educação Infantil (CMEIs), Escolas de Ensino Fundamental (EMEFs) e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Atualmente, a rede de ensino municipal possui 103 escolas, com um total de 42.562 alunos e 2.042 professores efetivos. São 43 CMEIs com 11.422 alunos, 59 EMEFs com 31.140 estudantes, incluindo os do EJA.

Os calendários escolares de todos os estudantes terão 200 dias letivos e já foram divulgados no site da prefeitura. Neles estão definidos os períodos de planejamento, avaliação institucional, conselhos de classe, férias, formação integrada e de serviços, início e fim dos trimestres e todos os feriados nacionais e municipais. Estão presentes também o período da Mostra Cultural, que acontece todos os anos nas escolas, o Dia da Família e o Dia da Consciência Negra.

A Secretaria Municipal de Educação (Seme) formula o calendário e cada unidade educacional tem flexibilidade para se adaptar a algumas circunstâncias, como reposição das aulas ou mudança na data do conselho de classe, caso seja necessário. Contudo, essas alterações devem ser regularizadas junto à comunidade escolar e comunicadas imediatamente à pasta.

Confira as novidades de 2015 para a Educação de Cariacica:

Inauguração de CMEIs e melhorias na Educação Infantil

O município inaugurará dois CMEIs e há um cronograma de outras escolas que serão entregues durante o decorrer do ano letivo de 2015. O número de vagas na Educação Infantil será ampliado em diversas escolas e esse grupo de alunos passará a trabalhar com professores de Educação Física e Artes.

Aquisição de novos equipamentos e mobiliários
A prefeitura receberá por meio do convênio com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) diversos mobiliários para equipar as escolas: ar-condicionado, armários, conjuntos de mesa, dentre outros.

Avanços no transporte escolar
Cariacica conta com um serviço de transporte escolar. Em 2015, por meio de um estudo, constatou-se a necessidade da ampliação da oferta do transporte em algumas escolas. Além desse novo benefício, as reformas dessas escolas serão finalizadas ainda este ano.

Valorização da Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Outro serviço importante será a reorganização da EJA, no sentido de ofertar Educação Física e de trazer a merenda escolar para o primeiro horário, atendendo assim as necessidades do estudante trabalhador.

Confira os calendários:

Calendário Escolar 2015 da Educação Infantil