Procon de Cariacica oferece dicas para compras de material escolar

O período de volta às aulas está chegando e, nessa época, é bom o consumidor ficar atento quanto às compras de material escolar. O cidadão precisa ter atenção aos seus direitos e evitar prejuízos, gastando mais do que o orçamento permite. Destacamos algumas dicas que podem ajudar na hora das compras:


1. Para economizar é preciso pesquisar. É recomendável selecionar pelo menos três estabelecimentos e fazer pesquisa de preços. Em muitas situações, a variação de preço pode passar dos 300%. A variação de preço entre os estabelecimentos é, inclusive, a reclamação mais reincidente no município na compra dos materiais escolares, segundo Karoliny Masotti, Coordenadora de fiscalização do Procon de Cariacica. Segundo ela, a medida essencial continua sendo a pesquisa de preço com a lista de material em mãos, identificando os menores preços e, se for preciso, comprando em vários lugares.


2. De modo geral, materiais com personagens, logotipos e acessórios licenciados apresentam preços mais elevados.


3. O material mais sofisticado nem sempre é o de melhor qualidade ou o mais adequado para a faixa etária da criança.


4. Cuidado com compras em vendedores ambulantes, o preço pode ser menor, mas não há emissão de nota fiscal e, muitas vezes, os produtos não possuem certificação do órgão responsável.


Cuidado especial para pais e responsáveis, a escola não pode:


• Solicitar a compra de materiais de uso coletivo, tais como: material de higiene e limpeza ou taxas para suprir despesas com água, luz e telefone. Em caso de instituição particular, cabe ao colégio o custo com materiais, que já deve estar incluído na mensalidade.
• Exigir a aquisição de produtos de marca específica.
• Determinar a loja ou livraria onde o material deve ser comprado.


Esses e outros direitos estão previstos no Código de Defesa do Consumidor. Vale a atenção!


IMG_9883


Dados:  Coordenação de Fiscalização/Procon Cariacica