Prevenção às chuvas: bairro Operário e região recebem mutirão de serviços

A Defesa Civil, em conjunto com as demais secretarias que integram o comitê de Desastres Naturais, convoca os moradores do bairro Operário e região para participarem do mutirão de limpeza no próximo sábado (17), às 8h. Na ocasião, uma equipe da Prefeitura passará orientação aos moradores quanto à correta destinação do lixo e prevenção dos alagamentos. A Defesa Civil articula ações de prevenção aos impactos das chuvas de verão na Região 10 e o trabalho teve início nessa terça (13), no bairro Operário.

Serão executadas a limpeza e sinalização de trânsito nas vias, além da limpeza no Rio Formate. O objetivo é orientar os moradores quanto ao descarte correto dos materiais. As comunidades que serão beneficiadas são: Operário, Flor de Piranema e Novo Horizonte.

O coordenador operacional da Defesa Civil, Alexandre Ribeiro, destaca que é a segunda comunidade atendida pelo projeto “Defesa Civil nas Comunidades”, cujo objetivo é amenizar os possíveis estragos que podem ser ocasionados em situação de desastres naturais, bem como oferecer segurança e orientação à comunidade.

“As chuvas ocorridas em dezembro de 2013 deixaram estragos e prejuízos aos moradores dessas comunidades. Além disso, após a realização do mapeamento das áreas de risco da cidade, a Defesa Civil constatou a necessidade de priorizar o atendimento no local”, explica Ribeiro.

IMG_2460

A primeira edição do projeto "Defesa Civil nas Comunidades" aconteceu em Nova Cannaã

O projeto

A integração com a comunidade é uma atividade bem sucedida em Recife (PE), cidade que serviu de exemplo a Cariacica devido às ações preventivas quanto às fortes chuvas, como a utilização da geomanta, por exemplo.

Após uma visita técnica em Recife, Alexandre Ribeiro conheceu o trabalho integrado entre a Defesa Civil e a comunidade e, assim, Cariacica executa o projeto “Defesa Civil nas Comunidades.

Em dezembro, a comunidade de Nova Canaã recebeu o primeiro mutirão. Na ocasião, foi eliminada a vegetação das encostas do bairro que ofereciam risco de deslizamento de terra. O trabalho foi executado com a participação dos moradores.

IMG_2368

Caso os moradores identifiquem alguma situação de risco, os telefones da Defesa Civil de Cariacica são: 3346-6111, 3346-6112, 199 ou 98831-6000. O órgão funcionada em regime de plantão 24h.