Cariacica avança com nova política de esporte

Cariacica terá uma nova política de esportes. Foi apresentada, nessa terça (6), a proposta da minuta do decreto que regulamentará a Lei Municipal 5.297/14, que trata da nova política de esporte de Cariacica. A reformulação da legislação, que autoriza o Poder Executivo a “celebrar convênios de cooperação mútua com Federações, Associações e Ligas de Esporte Amador, Esporte Olímpico e Esporte Paralímpico”, possibilitará fortalecer o apoio aos atletas.

Dentre as principais mudanças em relação à lei antiga estão o "Bolsa Atleta Cariacica", que trará benefícios mensais para custear parte do treinamento para competições e o "Compete Cariacica", que fornecerá verba para as viagens dos atletas.

“Nesse sentido, a nova política de esporte será uma evolução em termos de legislação, pois, além do incentivo financeiro, ela proporcionará a participação de empresas por meio do incentivo fiscal", afirma o secretário municipal de Esporte e Lazer, Edvaldo Erlacher.

Atleta de tênis de mesa há 15 anos, Cláudio Gomes Meneguz, de 50 anos,  acredita que é um momento muito importante na história do esporte de Cariacica. “É um grande feito. Esperamos há muito tempo por esse tipo de medida. Torço para que o incentivo beneficie, principalmente, os novos atletas do município”.

Para o proprietário do Colégio Castro Alves, Getúlio Azevedo de Carvalho, de 72 anos, relata que o município acordou para os valores do esporte.

IMG_2677

Getúlio Azevedo de Carvalho elogiou a criação da nova política de esporte do município

"Era uma demanda antiga da classe esportista. Temos em Cariacica um celeiro de bons atletas e estou muito satisfeito com a ação da prefeitura na área. Espero que ela continue trazendo mais eventos nacionais e internacionais para podermos levar o nome do município mais longe", considerou Getúlio Azevedo de Carvalho.

O Colégio Castro Alves é um exemplo da qualidade dos atletas de Cariacica. Somente no Handebol, a instituição foi, por quatro vezes, campeã juvenil feminino, tricampeã juvenil masculino, tricampeã brasileiro infantil (feminino e masculino), tricampeã sul-americano infantil (masculino e feminino) e vice-campeã mundial juvenil feminino até a idade de 18 anos.

Secretário de Esportes de Cariacica, Edvaldo Erlacher, destacou a importância da participação popular no debate sobre a nova política de esporte do município. A solenidade de apresentação ocorreu no auditório da Prefeitura, nessa terça (6).

“Com essa ação, Cariacica regulamenta a nova lei e é importante a gente expor e debater com a população antes da publicação do decreto. O debate oportunizou a participação popular e estabeleceu critérios do programa "Bolsa Atleta Cariacica". O que posso afirmar é que a nova política foi amplamente aceita pelo público presente à solenidade e isso mostra que estamos no caminho correto, pois recebemos elogios e incentivos”, destacou Erlacher.