Escolas integradas ao projeto 'Mobilização' apresentam avanços significativos nos resultados de aprendizagem

Alunos das escolas inseridas no projeto "Mobilização" apresentam melhores resultados de aprendizagem em comparação às demais unidades municipais e estaduais. Os dados foram apontados pelo Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (PAESBES) e pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A avaliação foi realizada em 2014. Os registros das avaliações do PAEBES e do IDEB (aproveitamento da aprendizagem), divulgados em 2014, demonstram que as escolas integradas ao Mobilização tiveram avanços diferenciados significativos, principalmente nas séries iniciais.

O projeto "Mobilização" acontece em 12 escolas, onde mais de 9 mil alunos, juntamente com seus familiares, participaram das atividades. Segundo a técnica responsável pelo projeto, Jamili Matias, foram realizadas oficinas, reuniões de sensibilizações, fóruns, cursos profissionalizantes, entre outras atividades visando a integração com a família.

“Em algumas escolas, observamos maior envolvimento dos pais nos projetos e ações das escolas, embora saibamos que ainda há muito a ser conquistado, sendo necessário ampliar ainda mais as ações que envolvem os demais setores da administração municipal,” avalia Jamili.

Para este ano, as estratégias do projeto serão aperfeiçoadas para execução de novas ações que busquem fortalecer o trabalho de Rede Ampliada, para a ampliação de ações de empreendedorismo e para o fortalecimento da integração com as famílias, sempre com o intuito de melhorar a aprendizagem dos alunos.

Projeto Mobilização

O projeto "Mobilização Cariacica" é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Cariacica, Fundação ArcelorMittal e ArcelorMittal Cariacica, tendo como referência o Programa Nacional de Mobilização Social pela Educação do MEC. Em Cariacica, o trabalho teve início em 2011. O projeto está sob a Gerência de Educação Integrada da SEME.

As escolas participantes estão localizadas em bairros de maior vulnerabilidade social. “Nossa ação é incentivar a família a exercer um papel determinante na formação cidadã dos nossos alunos e, paralelamente, criar estratégias para motivar o aluno a frequentar a escola”, explica Jamili. A iniciativa é também uma forma de conquistar parceiros para apoio estratégico ao "Mobilização".

Escolas participantes:
CMEI “Abilio Luiz Fagundes” - Jardim de Alá