Cariacica tem 5 mil novos empreendimentos em dois anos

Cidade de economia diversificada, Cariacica tinha, até 2012, aproximadamente 15 mil empresas, sendo 93% micro e pequenas empresas (MPE). Hoje o município conta com 20 mil empreendimentos. Ou seja, nos últimos dois anos, foram abertos 5 mil novos negócios. Sessenta por cento dos responsáveis por essas empresas foram beneficiados, em 2013 e 2014, com cursos, oficinas e palestras voltadas ao empreendedorismo.

“Isso supera as expectativas em relação aos anos anteriores e mostra que investir na cidade é a melhor opção para quem busca um cenário promissor em relação ao desenvolvimento, focado na qualidade de vida dos cidadãos”, afirmou o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Emerson Vieira Scheroeffer, da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (Semdec).

Cariacica possui empreendimentos de destaque nos setores moveleiro, de confecção, metalmecânico e de siderurgia, estimulando uma relevante cadeia produtiva, além de abrigar uma das áreas comerciais de grande valor econômico para o Estado, que é a região de Campo Grande. O bairro tem grande potencial para a atração de investimentos e um parque empresarial cujo foco é o setor de logística e serviços.

Casa do Empreendedor

Existe um trabalho diferenciado para o fortalecimento das micro e pequenas empresas em Cariacica. São incentivos fiscais e facilidade para a abertura de empresas, por meio da desburocratização. Tudo isso reunido na Casa do Empreendedor, onde são oferecidas licenças provisórias de funcionamento no ato do registro para atividades de baixo risco (também disponível via web); informações e protocolo do licenciamento ambiental; orientações contábeis e consultorias do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), voltadas aos empreendedores que iniciam suas atividades e para aqueles já estabelecidos e orientações da Vigilância Sanitária, além do cadastro de pedidos de vistoria dos Bombeiros; consultas e esclarecimentos financeiros; divisão de Posturas, linha de crédito facilitado para capital de giro ou equipamentos; cursos; e oficinas de qualificação de mão de obra.

Evolução

Os indicadores mostram a evolução da Subsecretaria de Desenvolvimento Econômico de Cariacica. Nos últimos dois anos, cerca de 238 mil contribuintes foram atendidos na Casa do Empreendedor. Uma média de 10 mil atendimentos por mês, incluindo o Centro Integrado de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Ciampe); as consultorias contábeis e do Sebrae.

Segundo dados do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), o programa Nossocrédito também supera as expectativas, tendo emprestado, nos últimos dois anos, aproximadamente R$ 5,1 milhões. A maior procura foi por pessoas do sexo masculino, com renda familiar pouco acima de R$ 3 mil, com especial interesse para capital de giro para o setor de comércio, seguido pelo setor de serviço e produção.

Potencial

A localização estratégica de Cariacica, na região metropolitana de Vitória, possibilita a conexão do município com várias regiões do país, sendo atravessado por rodovias estaduais, como a José Sette, e federais, como as BRs 101 e 262, além de contar com malha ferroviária, porto seco e estar próximo a portos marítimos.

“As principais potencialidades do município estão voltadas para a indústria, principalmente têxtil e alimentícia, além do comércio em geral, e a prestação de serviços, destacando-se a construção civil. Já na área rural, o cultivo de produtos hortifrutigranjeiros e os circuitos turísticos são atividades econômicas com maior potencial de desenvolvimento. A partir de 2013, o turismo na área urbana ganhou força com a estruturação dos estádios Arena Unimed Sicoob e Kléber Andrade, além do shopping Moxuara, atraindo empreendimentos da rede hoteleira”, destacou Wanderleia Lucio Mendes, gerente do Ciampe.

Saiba mais sobre a Semdec (clique aqui)

Informações: 3354-5102