Participe do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

A Prefeitura de Cariacica convida todos os moradores a participarem da elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. A  participação se dá online, por meio do link situado ao final desta matéria.

“A disponibilização do que foi discutido na audiência pública do dia 11 dá oportunidade, a quem não compareceu, de participar da construção do Plano. Quanto maior a cooperação, mais completo ficará o planejamento”, afirma a engenheira ambiental da Coordenação de Saneamento Ambiental, Tatiana Izato Assis.

Haverá ainda um seminário, no dia 15 de janeiro, das 18h às 21h, no Auditório da Prefeitura, para conclusão do Plano Municipal e, após esta etapa, a Câmara Municipal terá de apreciá-lo para que, assim, se transforme em lei. O município é o primeiro da Grande Vitória e o quarto do Estado a discutir a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

O Plano Municipal está em conformidade com a Lei Federal 11.445/97, que estabelece as diretrizes nacionais e a política federal de saneamento básico e também com a Lei Federal 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Por meio desses instrumentos legais, Cariacica implantará o Sistema de Coleta Seletiva no serviço público de limpeza urbana, estabelecendo, no mínimo, a separação de resíduos em úmidos e secos. Progressivamente, os resíduos secos serão separados em suas parcelas específicas, segundo metas estabelecidas nos respectivos planos.

Além disso, o município passará a utilizar o Sistema de Compostagem para os resíduos sólidos orgânicos, celebrará acordos setoriais para a logística reversa, priorizará a participação de cooperativas, e de outras formas de associações de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis, e estimulará a Educação Ambiental.

Acesse o link do plano aqui