5 dicas para ter acesso ou colaborar com a Assistência Social de Cariacica

A Assistência Social é dever do Estado e direito de todo cidadão brasileiro que dela necessitar. É um dos três componentes do sistema de Seguridade Social e atende necessidades básicas dos indivíduos, mais precisamente em prol da família, maternidade, infância, adolescência, velhice, amparo a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, promoção da integração ao mercado de trabalho, bem como a habilitação e reabilitação das pessoas portadoras de deficiência e a promoção de sua integração à vida comunitária. O acesso aos benefícios não necessita de contribuição à Seguridade Social. Abaixo, listamos cinco dicas para o cariaciquense conhecer direitos de acesso ou colaborar com quem mais precisa.

Segurança Alimentar
A Gerência de Segurança Alimentar e Nutricional de Cariacica (Gsan) atua no Restaurante Prato Popular, em Campo Grande, com elaboração de cardápios balanceados e orientações de bons hábitos alimentares aos frequentadores (foto acima); no Banco de Alimentos Josué de Castro, em Jardim América; em escolas municipais; entidades assistenciais; entre outros. Seu público-alvo são pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional (fome, obesidade, doenças associadas à má-alimentação e consumo de alimentos de qualidade duvidosa ou prejudiciais à saúde). O telefone do Banco de Alimentos é o 3346-6337; e do Restaurante Popular, 3346-6319.

Cadastro Único (CadÚnico)
O Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) estipulou o quantitativo de 34.869 famílias cadastradas no CadÚnico, em Cariacica. Essa meta já atingiu 39.028 famílias. É direcionado a famílias com renda per capta de até meio salário mínimo. Cariacica conta com 16.318 famílias inscritas, com base no cadastro de setembro de 2014. Cada núcleo familiar recebe, em média, R$171,21 do Bolsa Família no município, sendo este o maior programa de transferência de renda do Governo Federal. Para pleitear a entrada no Programa Bolsa Família, a família precisa ter seus dados inseridos e atualizados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. A central de Cadastro Único de Cariacica atende pelos telefones 3354-5561 e 3354-5564.

FMIA
O objetivo do Fundo Municipal da Infância e da Adolescência é arrecadar recursos para auxiliar a manter, aprimorar e ampliar a rede municipal de atendimento aos menores de idade em situação de vulnerabilidade social. A ação pode ser realizada com doação de parte do seu Imposto de Renda. Quem for contribuir pode optar por ajudar diretamente algum projeto ou instituição, uma temática ou programa; ou então ajudar na composição do Fundo Geral. Doações: CNPJ: 18.901.079/0001-97. Agência 105, conta corrente 23.796-147, Banco Banestes. Informações: 3346-6301 e 3346-6333; e-mail: comdcac@cariacica.es.gov.br.

Família Acolhedora
É uma das modalidades de acolhimento a crianças e adolescentes que tiveram como medida protetiva o afastamento da família de origem. Esse serviço realizado em Cariacica organiza o acolhimento feito por famílias interessadas em participar, visando garantir atenção individualizada e convivência comunitária por parte dos assistidos, com faixa etária de zero a 18 anos. Informações: 3354-5562; e-mail: acolhendoeapadrinhando@cariacica.es.gov.br.

Apadrinhamento afetivo
Por meio de um padrinho ou madrinha, oferece experiências afetivas a crianças e adolescentes que estão resguardados por medidas de proteção nos abrigos da cidade e que têm pouca possibilidade de serem adotados. Apadrinhar afetivamente é contribuir para o desenvolvimento de uma criança ou adolescente que necessita de referências familiares. Não implica vínculo jurídico de guarda, tutela ou adoção. Informações: 3354-5562; e-mail: acolhendoeapadrinhando@cariacica.es.gov.br.